Melasma: prepare-se para o verão

0
12

Os indivíduos portadores de melasma não podem se esquecer dos cuidados específicos durante o verão, que é a época em que as manchas tendem a piorar, seja pelo aumento da exposição solar ou pelo aumento das temperaturas.

O que é o melasma?

Melasma são manchas escuras que surgem geralmente na testa, têmpora, nariz, bochechas e na região entre o nariz e os lábios. Pode também aparecer em áreas corporais.

Qual é o tratamento?

Infelizmente o melasma ainda não tem cura. Mas isso não deve desmotivar o cuidado – existem diversas medidas de controle e clareamento das manchas. O tratamento envolve um conjunto de ações: uso de cremes clareadores prescritos, fotoprotetores e procedimentos realizados no consultório médico.

Como cuidar do melasma no verão?

1. Uso correto do filtro solar: O filtro solar deve ter o FPS mínimo de 30. Entretanto, recomendo que os pacientes com melasma utilizem um filtro com FPS maior (50 ou mais). Aplique impreterivelmente todas as manhãs, além de sempre reaplicar ao longo do dia.

2. Utilize um filtro solar com cor de alta cobertura. Além de camuflar a mancha, aumentamos a proteção contra os raios UV e a luz visível.

3. Não use ácidos e clareadores sem acompanhamento médico. Há um risco de piora ou de crise rebote. Existem tratamentos tópicos específicos para o uso nesta fase do ano.

4. Converse com seu médico dermatologista de confiança sobre antioxidantes orais. Eles não substituem o uso do filtro solar, mas diminuem a ação do sol na pele.

Dra. Glauce Yumi Nozaki
Médica Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Clínica Dermarium
Telefone: (46) 3262-3863
Rua Augusto Guimarães 1074 Sala 103 – Palmas – Paraná