O Departamento Municipal de Meio Ambiente está realizando a Campanha de Descarte de Pneus, fazendo a busca ativa nas residências e estabelecimentos comerciais. Somente nesta terça-feira, 12, foram coletados cerca de 400 pneus.
Os pneus são constituídos por materiais perigosos, como o chumbo e o cádmio. Ao serem descartados sem tratamento se tornam resíduos perigosos, segundo a classificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A periculorisade desses tipos de resíduos vem de cinco fatores: inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, reatividade e patogenecidade.
A queima de pneus libera monóxido de carbono, óxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, metais pesados como chumo e cádmio, dioxinas e furanos. As dioxinas liberadas durante a combustão dos pneus são altamente tóxicas. No homem podem causar câncer, infertilidade e enfraquecer o sistema imunológico.
Outro risco é quando pneus velhos inteiros são jogados em vias públicas, rios e córregos, podendo contaminar águas e agravar as inundações. Empilhar pneus inservíveis em quintais ou terrenos baldios também é perigoso para a saúde humana, pois podem acumular água, sendo criadouros do mosquito que transmite a dengue.
Além disso, o processo de decomposição de pneus no meio ambiente é lento e não se sabe ao certo quantos anos levam para desaparecer da natureza.
Portanto, faça o descarte correto. Procure o Departamento de Meio Ambiente, na Prefeitura, ou leve os pneus até o pátio de máquinas da prefeitura, de onde será feita a destinação adequada.
Fonte: Comunicação CDS