Mais de 600 atletas competiram na 36ª Corrida Rústica de Palmas

0
9

Mais de 600 atletas de diferentes idades competiram, neste sábado (14), da XXXVI edição da Corrida Rústica 14 de Abril de Palmas, no Sudoeste do Paraná. As provas, em 15 diferentes categorias, tiveram como paraninfo o ex-maratonista e multi campeão Vanderlei Cordeiro de Lima. Ao todo, R$ 5 mil em prêmios foram distribuídos aos melhores colocados.
A tradicional Corrida Rústica 14 de Abril, que contou com participação de atletas do Paraná e Santa Catarina, acontece sempre no dia do aniversário de emancipação de Palmas. Uma das novidades deste ano, a Rua de Lazer, garantiu a diversão das crianças e jovens que prestigiaram o evento, na Praça do Senhor Bom Jesus, na região central da cidade.
A largada da primeira categoria teve início às 14h, com crianças de 5 a 12 anos de idade. “Eventos como esse são importantes para o incentivo ao esporte, pois as crianças estão muito acostumadas a ficarem em casa jogando videogame. Assim acabam praticando uma atividade e melhorando sua saúde”, comentou João Guilherme Bueno, que acompanhou a corrida do filho Juan Bueno de 6 anos.
Incentivo
Os pais presentes no evento estavam animados com a oportunidade de incentivarem seus filhos a participar de uma corrida tão tradicional. Este é o caso de Poliana Nerling Aguiar, mãe da Heloisa Nerling Aguiar, primeiro lugar na corrida das crianças de 9 anos.
“Acho muito importante esse tipo de incentivo. E foi nessa corrida que começou minha família, foi conheci meu esposo há alguns anos”, disse Poliana. Que completou: “É um evento tradicional aqui do Sudoeste, todo mundo conhece e as crianças adoram. Cada vez mais se deve incentivar as crianças, elas são o futuro do atletismo”.
Heloisa, filia de Poliana, estava muito contente com o seu primeiro lugar e disse que se empenhou bastante. Logo após a corrida das crianças aconteceu a prova dos 3 mil metros, com participação de Dheniffer Fernandes Vaz, de 15 anos, atleta de Palmas que vem se destacando em nível nacional e vai disputar os Jogos Escolares Mundiais, no Marrocos.
“Treino bastante para cada competição dar o meu melhor, independente da colocação, quero sempre fazer meu melhor. E a importância disso tudo, também, é que faço novas amizades”, disse Dheniffer. “O atletismo para mim é uma paixão, é a minha vida.”, acrescentou a atleta, que estava muito feliz em participar da competição.
Prova principal
Em seguida foi a vez da corrida mais esperada da tarde – a dos 5 mil metros e que contou com a presença do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. Todos estavam ansiosos para a prova, como deixou transparecer Alexandre Pereira, o Índio, que participa há 12 anos da promoção.
“Sabemos que o esporte tira as crianças de um caminho que muitas vezes é irreversível, sou um exemplo vivo disso”, ressaltou. “Comecei correndo no quartel, não nasci atleta, mas a vontade de sair de onde estava era maior. Então fui me transformando em atleta a partir daquilo que via”.
«Um evento desses, com muitas crianças, é primordial para a sociedade. Sempre falo que quem investe em esporte, atividade física, economiza em saúde”, destacou Índio. Ele informou que incentiva os pequenos a praticarem esporte como forma de modificar sua realidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here