Busão transbordando estudantes
Inúmeras são as reclamações de estudantes e pais sobre o excesso de pessoas que usam um mesmo ônibus para o complexo escolar e acadêmico no Campus do IFPR em Palmas. Imagens que circulam, mostram a ausência de segurança mínima para o transporte.
Contrariando
Opiniões em contrário às reclamações dizem que estas são excessivas, haja vista que em todos os lugares há ônibus lotados. Ao que consta, pelo menos mais sete cidades paranaenses têm transporte gratuito. Vale analisar a gestão deste transporte.
Fim da Tarifa Zero
Dizem que o prefeito deveria encerrar o serviço gratuito para punir as reclamações. Não seria surpresa, dado o perfil de gestão, excesso de gastos com serviços ineficazes e o caráter punitivo desta gestão ao excluir direitos.
Vice-prefeito divulga aquisição de dois ônibus
Seguidores enviaram e causou polêmica ao ser publicado, a crítica sobre postagem feita pelo vice-prefeito em que ele divulga a aquisição de dois ônibus escolares pela Secretaria de Educação. A reclamação dos seguidores é que esta aquisição é feita com recursos do Fundeb. Uma seguidora contestou a divulgação da crítica, alegando que a aquisição é oriunda do programa Caminho da Escola, através de adesão à ata de Registro de Preço Nacional do Fundeb. Existem três formas para entes federativos adquirirem veículos do Caminho da Escola: assistência financeira do FNDE, no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR), conforme disponibilidade orçamentária consignada na Lei Orçamentária Anual; recursos próprios; e linha de crédito a ser disponibilizada por agente financeiro. Resta saber em qual das formas o Município dispôs e qual das duas vias defendidas por seguidores é a verdadeira.
R$ 1M em serviços de transporte escolar. E os ônibus comprados, motoristas contratados, etc…?
Através do contrato N.º 62/2023, a prefeitura de Palmas adquiriu serviços de transporte escolar justamente com recursos do Fundeb. O valor total é de R$ 1.123.615,13. Mas se compra ônibus, por que precisa contratar o serviço do transporte? A frota contratada não supre toda a demanda? Que modelo de gestão é esse?
Atenção: esta coluna é escrita e editada pelo jornalista Rodrigo Kohl Ribeiro MTB: 18.933, de sua inteira e irrestrita responsabilidade. Qualquer sugestão ou crítica, pode ser enviada para o e-mail joaopimentadepalmas@gmail.com ou pelo whatsapp 46 98820-4604.