Resumo da última reunião da Câmara de Vereadores
Os vereadores da Câmara Municipal de Palmas realizaram nesta última segunda-feira (24) a 7ª Sessão Ordinária do ano de 2025. Ao todo, foram apresentados três requerimentos e doze indicações. Por fim, ainda foram votados e aprovados em primeira votação outros dois projetos de Leis.
Primeiramente, através de um requerimento em nome de todos os vereadores, foi solicitada uma Moção de Apoio á criação do Comando Regional da Policia Militar do Sudoeste do Paraná. Ainda em nome de todos os edis, foi pedido que se envie um ofício ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) solicitando informações referente à possibilidade de revisão do projeto de revitalização da PRC-280.
Ainda entre os requerimentos, o 2º Secretário da Casa, Ricardo Severo Vaz, solicitou ao Departamento de Urbanismo para que forneça informações referentes ao Plano de Mobilidade Urbana Municipal para que seja apreciado pelo Legislativo.
Já entre as indicações, a 1ª Secretária, Daniela Verona Bahls, pediu que seja feita a reforma do Centro do Idoso e a construção de uma piscina e quadra de esportes no local, além de melhorias como a substituição de areia por grama sintética e a troca das grades que cercam o parquinho infantil localizado na Rua Geni Ricardo da Cruz, Bairro Santuário.
O vereador Fabiano Fabrin Pimenta pediu melhorias, como recapeamento e pavimentação asfáltica, na Rua Santina Peretti Carraro, no Bairro Santa Cruz e a pavimentação asfáltica na Rua Aurora Marcondes Loureiro, no Bairro Lagoão. Ainda neste segmento, o Presidente da Casa, Paulo Hercílio Dangui Bannake indicou que seja feita a pavimentação asfáltica nas ruas Colômbia e Trovador Cesário de Lima, e a abertura de um canteiro no cruzamento da Av. Governador Pedro Viriato Parigot de Souza com a Rua Caciqui Viri, todas no bairro Lagoão.
Em seguida, André Marques solicitou um estudo de viabilidade para disponibilização de um redutor de velocidade na Rua Rui Barbosa Nunes da Silva, próximo à residência de nº 2068, no Bairro São Sebastião, e a construção de uma escola e um CMEI no Bairro da Hípica, além de uma reforma no Centro da Juventude.
Os vereadores Josemar Bannach Fonseca, Gilberto Dhein e Peterson Lobas solicitaram um pedido ao DER de mais sinalização e um estudo de viabilidade para obras de adequação e colocação de redutores de velocidade na PRT-449, sentido Palmas a Mangueirinha, antes da Ponte do Rio Chopim, na conhecida ‘curva da morte´.
Dhein ainda pediu a abertura de um trecho da Rua dos Papagaios que faz ligação com a Rua Francisco Antônio Taques Guimarães e Rua Everaldino Carvalho de Lima, localizadas no bairro Lagoão. Enquanto Lobas solicitou que se inclua no programa de pavimentação asfáltica as ruas São João, Rui Barbosa Nunes da Silva e demais ruas sem pavimentação no Bairro São Sebastião, e também pavimentação na Rua São Lourenço, no bairro Eldorado.
Ainda nas indicações, o vereador Alcione do Nascimento Souza indicou que seja feito um estudo de viabilidade para o alargamento no ponto de encontro da Rua Trajano Batista de Oliveira Silvério com a Rua Expedicionário Palmense, no Bairro Cascatinha.
Já ao término da Sessão, os vereadores votaram e aprovaram em primeira votação um Projeto de Abertura de Crédito Adicional Suplementar e a criação de um CNPJ para a Secretaria Municipal de Educação de Palmas.
Atenção: esta coluna é escrita e editada pelo jornalista Rodrigo Kohl Ribeiro MTB: 18.933, de sua inteira e irrestrita responsabilidade. Qualquer sugestão ou crítica, pode ser enviada para o e-mail joaopimentadepalmas@gmail.com ou pelo WhatsApp 46 98820-4604.