João Pimenta

0
48

Secretário de Saúde de Palmas tenta explicar impasse com Instituto Santa Pelizzari, mas deixa lacunas
Rafael Barbosa, Secretário de Saúde de Palmas, fez uso da Tribuna Livre da Câmara de Palmas, ocasião em que contraditou as informações trazidas na Sessão anterior pelo Presidente do Instituto Santa Pelizzari, Ademir Pelizzari. O Secretário afirmou que são repassados mensalmente R$ 588 mil para o instituto hospitalar. Também apresentou a estrutura atual da Saúde de Palmas. “A forma de fazer o cálculo como está disponível no site do Ministério da Saúde e na metodologia que é utilizada em todos os municípios não está se fazendo entender por parte do Instituto”, disse.

Lacunas
A fala do Secretário foi indagada pelos vereadores. O vereador Marcos Gomes, deixou implícito a desconfiança de que haviam lacunas nas explicações a respeito dos repasses. “O que não se explica muito bem para a população, é com relação aos atrasos desses valores represados”.

Pergunta sem resposta objetiva
O presidente da Casa, Adilson Almeida perguntou sobre os gargalos na UPA e fez menção à questão de agendamento. O Secretário deu uma explicação formal. “Atendimento da atenção primária é na UBS”, disse.

Este jornalista propõe agendamento para consultas na UBS
O que não ficou respondido depois de várias indagações em lives e até na pergunta do presidente da Câmara foi sobre a possibilidade de agendamentos de consultas nas UBS’s. Por que não criar um sistema de agendas para consultas nas UBS’s, como ocorre em cidades maiores? O usuário do SUS procura a UBS, agenda sua consulta e retorna no dia do agendamento, sem filas, sem gargalos na urgência e emergência.

Público ou privado?
O Secretário deu a entender que Ademir Pelizzari dirige um órgão de iniciativa privada. Mas sua fala confunde o ouvinte. Afinal, um instituto com caráter filantrópico e cunho social, que atende ao público pelo SUS, não tem também um caráter diferente do privado?

Atenção: esta coluna é escrita e editada pelo jornalista Rodrigo Kohl Ribeiro – MTB: 18.933, de sua inteira e irrestrita responsabilidade. Qualquer sugestão ou crítica, pode ser enviada para o e-mail joaopimentadepalmas@gmail.com ou pelo whatsapp 46 98820-4604.