Expectativa é favorável com frutos de bom calibre e coloração.
A safra deverá ser colhida até início de maio.
Já está sendo colhida a maçã, da safra 2024/2025, em Palmas, maior produtor do estado do Paraná. O ciclo se estende até início da maio.
Ainda sem projeção de volume, a expectativa é de colheita maior que a passada, visto que há maior calibre dos frutos e maior produção em cada planta.
Conforme o Diretor Técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã(ABPM), Ivanir Dalanhol, a colheita iniciou no último dia 06 de janeiro, especialmente com a cultivar EVA. Conforme ele, os preços estão flutuando de acordo com a qualidade dos frutos. Os mais coloridos estão tendo preços acima da tabela de referência do mercado.
Para ele, o mercado interno está muito exigente. Como faltou produto no ano passado pela quebra na safra nacional, foi necessária a importação e vieram com padrões excelentes, elevando agora o patamar de qualidade exigido do consumidor brasileiro.
Outra variedade, que tem maior área de plantio, a Gala começará a ser colhida, em maior escala, na segunda-feira, 27 de janeiro. Alguns produtores, que estão com pomares mais adiantados, já fazem a retirada dos pomares, como é o caso das lavouras das Frutas Marin.
Conforme o produtor e secretário de agricultura do município, a fruta está com boa produtividade e qualidade. Ressalvou que houve problema climático durante o ciclo produtivo da Gala, ocasionando diminuição de fixação de frutos em determinados pomares. Já em relação a outra cultivar de alta produção, o cenário está altamente favorável para a cultivar Fuji e seus clones.
Palmas colheu 7,9 mil toneladas na safra passada com movimentação de R$ 26,5 milhões de reais. A expectativa neste ano é um volume maior e condições de mercado um pouco mais favoráveis.
Fonte: Portal RBJ
por Ivan Cezar Fochzato