Uma senhora de 110 anos, duas agricultoras que comandam uma grande fazenda, mulheres comerciantes, um município que tem prefeita e vereadora, a cidade onde as mulheres já tem seu espaço.
O Dia Internacional da Mulher trás todos os anos um misto de homenagens, criticas, busca de espaço e igualdade. Mas trás também histórias bem sucedidas de mulheres batalhadoras que não se apegam muito ao misticismo da data e ocupa seu espaço com firmeza e determinação.
Em Coronel Domingos Soares, município com uma população de 7.547 habitantes (estimativa IBGE 2018), a força da mulher começa pela política, o município é comandado pela Prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida (Dona Maria), sendo a primeira mulher a ser eleita na história do município, a Câmara de vereadores também tem uma representante a vereadora Tatiane Ferraz de Lima. No Executivo são 07 mulheres que ocupam cargos de Diretoras de Departamento.
Explica-se esse espaço merecido das mulheres domingossoarenses muito facilmente, conhecendo um pouco do município logo percebe-se que muitas mulheres se destacam em vários setores. Um exemplo são as irmãs Deysi e Rejane Serpa, que ao lado da matriarca Sebastiana de 93 anos, sempre lúcida e disposta e auxiliadas por duas colaboradoras, dão conta de uma fazenda que produz aproximadamente 1.200 litros de leite por dia, trabalho árduo que começa antes do sol raiar.
Se dirigindo para a comunidade de Pedra Branca, conhecemos dona Maria Delfina Portella Barbosa, nascida em 25 de dezembro de 1907, no alto dos seus 110 anos, com visão comprometida e estrutura física já debilitada pelo tempo, mais ainda com suas faculdades mentais em pleno vapor, falante e com memória ativa, recebeu uma lembrança das mãos da Diretora de Assistência Social Terezinha Giacomel. Encontramos também Cássia Barbieri, proprietária de uma loja de móveis na cidade que também abriu espaço para colaboradoras mulheres.
Assim como a prefeita Dona Maria, as irmãs Serpa, a senhorinha de 110 anos, assim como a Cássia, em Coronel Domingos Soares existem dezenas de mulheres que comandam seus comércios, sua propriedades rurais, que são professoras, que trabalham na área de saúde, que são profissionais liberais, donas de casa e mães, devemos homenageá-las todos os dias por contribuir por um ambiente mais produtivo e melhor para todos e todas geralmente tem jornada dupla, pois além dos seus negócios e empregos ainda cuidam das suas famílias.
PARABÉNS MULHERES DE CORONEL DOMINGOS SOARES.