Fisioterapia respiratória: qual é a sua real importância?

0
9

A fisioterapia respiratória é uma modalidade bastante específica, que tem como objetivo atuar tanto na prevenção, quanto no tratamento de doenças do sistema respiratório. Por exemplo, bronquite, asma, tuberculose ou insuficiência respiratória. Além disso, a técnica pode ser bastante benéfica após uma cirurgia torácica, cardíaca ou abdominal.
Nesse sentido, a fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas manuais, que deve ser realizada por um fisioterapeuta especializado. Esses exercícios podem ser realizados em casa, na clínica, ou até mesmo no hospital.
Esta modalidade de fisioterapia pode ser feita com inúmeros intuitos, como:
· Mobilizar secreções
· Melhorar a oxigenação do sangue
· Promover a reexpansão pulmonar
· Reeducar a função respiratória
· Prevenir complicações
· Diminuir o trabalho respiratório
De maneira geral, a fisioterapia respiratória serve para melhorar o fornecimento de oxigênio para todo o organismo. Por isso, o objetivo com a técnica é liberar as vias respiratórias das secreções, assim como aumentar a capacidade ventilatória do pulmão.
Uma categoria bastante buscada pelos pacientes é a fisioterapia respiratória domiciliar. Principalmente, é indicada para pessoas que tiveram alta hospitalar, mas que ainda se encontram em fase de recuperação. No entanto, a fisioterapia respiratória domiciliar também pode ser feita por pacientes que desejam mais conforto, comodidade e praticidade, uma vez que nesta modalidade os exercícios são feitos na casa do próprio paciente, de modo que ele não precise se deslocar até consultórios ou clínicas.
Nosso studio de pilates e fisioterapia oferece o atendimento domiciliar não apenas para a fisioterapia respiratória, mas também para diversas outras especialidades.
Para saber mais informações ou para agendar suas sessões de fisioterapia, entre em contato pelo WhatsApp (46) 99902-3868 Natyelle.