Família ou Dependência Química?

0
175

O consumo de bebidas alcoólicas e o uso de substâncias nocivas para a saúde tal como as drogas ilícitas vem aumentando gradativamente na cidade de Palmas, particularmente em relação a fase da pré-adolescência em que a criança esta adentrando um caminho com novas construções de vida e fica mais influenciável pelo seu psicológico ao consumo de estimulantes.

O intuito do jornal destaque regional não é julgar a sociedade e também não se trata apenas de “dar informações”, mas de trabalhar as informações com o objetivo de criar comportamentos de prevenção e autocuidado. Principalmente após algumas fontes próximas ao jornal terem relatado alguns casos relacionados ao uso de drogas que presenciaram durante estas semanas.
Na tarde desta quarta-feira, 22, recebemos a notícia de que um homem estava em Curitiba e coincidentemente encontrou alguns meninos aqui de Palmas e em diálogo eles relataram a situação e o motivo a sair da cidade de Palmas e ir para a capital. O grupo levou cerca de 12 dias para conseguir chegar até a capital do Paraná, na qual teriam andando durante o dia e dormido aos redores das ruas durante a noite.

O motivo deles terem saido apressadamente da cidade um deles relatou que tinha uma pessoa mal intencionada e queria prejudicar um deles e precisavam fugir antes que algo ruim acontecesse a eles, sendo que os relatos são de que tais meninos estão morando atualmente na rua.

O segundo caso ocorreu no bairro lagoão em que um homem de família teria sido ameaçado por um jovem que estava usando drogas, pois o mesmo teria pedido dinheiro para conseguir comprar o conteúdo, mas o homem teria rejeitado ajuda-lo, mas a insistência do dependente fez com que o cidadão chamasse a polícia, pois ali estava uma família que corria risco eminente.

Por isso acreditemos ser essencial publicar esta matéria com o objetivo de ajudar o maior número de pessoas e pedimos que fiquem atentos a estes acontecimentos para tentar ajuda-los.
O perigo real é essencialmente na fase da adolescência que aumenta o risco dos jovens usarem tais substâncias devido a conflitos internos e externos, visto que ao sairem dos cuidados de seus pais e adentrarem um caminho que deveram seguir sozinhos, ou seja, eles perdem a proteção excessiva dos pais para seguirem sua independência.

Seus pensamentos e noções sobre o mundo irão mudar radicalmente fazendo-os sofrerem colapsos psicológicos e iniciarem o processo de questionar a vida ao se

perguntarem qual é o sentido de sua existência, além de enfrentarem o convívio social perturbador nesta fase em que jovens sofrem ou causam bullying.

Por consequência os adolescentes ou mesmo os adultos estão usando drogas para tentarem fugir desta realidade cruel.

Escrito por: Thais Lourenço e Jocemar Ferreira da Silva