Atravessar a rua, em Palmas, não tem sido uma tarefa fácil. Sem manutenção, muitas faixas de pedestres estão apagadas, e as pessoas têm enfrentado dificuldade para atravessar as vias da cidade principalmente nos horários de pico e à noite.
Segundo o Conatran (Conselho Nacional de Trânsito), as faixas devem ser utilizadas em locais com semáforos ou não, onde o volume de pedestres é significativo. A legislação prevê o dispositivo de segurança nas proximidades de escolas ou polos geradores de viagens, em meio de quadra ou onde estudos de engenharia indicarem a necessidade.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece no artigo 70 que os pedestres atravessando a via sobre as faixas delimitadas terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as preferências da sinalização.
Em Palmas em contato com a redação deste jornal inúmeras são as reclamações por parte dos pedestres bem como dos motoristas preocupados com o desaparecimento das faixas das vias urbanas.
E, que através desse meio de comunicação solicitam as autoridades responsáveis medidas urgentes para sanar esse problema.
Fica registrado a divulgação do problema das faixas de trânsito e a esperança de todos que esse problema venha a ser resolvido o mais rápido possível.
Fonte: Jornal Destaque Regional