EXPO/FEIRA DE IRANI

0
10

Além de ser a Capital do Contestado, Irani, sabe como construir muitas coisas boas, algumas inerentes a políticas públicas e outras de agrado popular. Todas, porém, voltadas ao interesse do munícipe, como, exemplificando, a Expo/Feira.

Júlio Cezar, imperador da antiga Roma, há mais de dois mil anos, já dizia: “O povo gosta de Pão e Circo”. Ao descascar o significado dessa frase, observamos, que, já àquela época, o povo era inteligente e sábio: Pão, quer dizer, trabalho, emprego, meios de vida, melhoria da condição de sobrevivência, que vem compensado pelo salário que recebermos em troca de nosso serviço prestado; (“Ganharás o pão com o suor do teu rosto”, está escrito na bíblia); Circo, significa, lazer, divertimento, entretenimento, risos e sorrisos, gargalhadas, que, tem por finalidade precípua, reparar o cansaço , tanto físico, quanto mental, causado pelo trabalho. Isso continua até os dias de hoje, em que se pese a evolução do mundo, e, a transformação do universo.

Isso está acontecendo, nesses dias 6,7 e 8 de março, na simpática e acolhedora cidade de Irani, representada numa feira/exposição, programada e organizada pelo Poder Executivo, por seu Prefeito Municipal sr. Sívio Antonio Lemos das Neves, por seu Vice-Prefeito, Marcelo Pegoraro, tendo como condutor e seu carro chefe a sra. Sidiane Dalla Costa, Secretaria Municipal de Agricultura, contando com inúmeras ajudas dos Colaboradores Municipais, do Comércio e da Indústria, das Cooperativas e das Associações, de outras organizações municipais, estaduais e até fenderias como o SEBRAE.

Na abertura, sexta feira, 6.03.2020, em trajes típicos, apresentaram-se as meninas com a tradicional dança dos facões, que, como sempre brilharam.

Nos discursos oficiais, o Vice Prefeito Marcelo disse que não é tão simples e fácil assim organizar uma feira municipal e que se não fosse a colaboração de toda sociedade, sob a liderança dos encarregados pelo trabalho, não se chegaria a construir o que ali estava posto para alegria e contentamento de todos, urandienses e visitantes. O Prefeito Sívio, por sua vez, agradeceu a comunidade como um todo, aos envolvidos nesse árduo trabalho, aos visitantes, como os prefeitos vizinhos representados pelo Presidente da Associação dos Municípios da Região de Concórdia. Agradeceu, também, a Câmara Municipal de Vereadores, cujo Presidente, Agustinho Leoratto, que, presente no palco, a todos os demais vereadores representava. Falou, ainda, sobre as intenções da Administração Municipal em oferecer a população lazer aliado aos negócios, desejando a todos um bom proveito e desfrute para cada cidadão, de acordo com o melhor que lhe aprouver.

Enquanto Sicoob Valcredi Sul, ao patrocinar a ExpoIrani, o fazemos com satisfação, alegria e agradecimento: satisfação porque somos inteiramente favoráveis que os pequenos municípios organizem suas feiras, pois nelas estão a motivação do patriotismo, do bairrismo até, fazendo com que a cada dia mais a população sinta prazer em viver ou de ter nascido naquela terra, amando-a a cada dia mais. Alegria: uma expo/feira, traz ânimo e felicidade a organizadores e visitantes pelo prazer da participação. E, agradecimento, no particular da Valcredi Sul, pela acolhida que teve pela sociedade iraniense, pelo prestígio que tem por e nessa terra, baluarte de defesa de nossa região pelo seu grande movimento que redundou na anexação das terras de nossa região ao estado de Santa Catarina: a Guerra do Contestado. Irani, cada um de nós lhe deve um pouco do que somos e do que temos.

A Sicoob Valcredi Sul é uma cooperativa da comunidade.

A Sicoob Valcredi Sul é uma cooperativa do bem.

Vamos pensar:

‘Nunca temos tempo. No entanto, o tempo é tudo o que temos.”
Confúcio – Filósofo e profeta grego.

Passos Maia, 13 de março de 2020

Fonte: Antonio Abilio Mantovani

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here