A prefeitura de Coronel Domingos Soares enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 907/2021, que institui a Política Municipal do Turismo de Coronel Domingos Soares, o Fundo Municipal do Turismo – FUNTUR – e o Conselho Municipal de Turismo, solicitando à Casa de Leis apreciação em “regime de urgência”.
Coronel Domingos Soares tem 1.558 quilômetros quadrados de extensão territorial e uma riqueza natural ímpar. Segundo a diretora do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Jeneci Brais Carvalho, a intenção é viabilizar o desenvolvimento do turismo no município, inserindo-o no mapa turístico do Paraná, como rota a ser apreciada por turistas e visitantes. “Temos muitas riquezas em Coronel Domingos Soares, como trilhas, dezenas de cachoeiras maravilhosas. A gente acredita que tendo a base vai ser conseguido desenvolver melhor esse setor no município. O campo é grande, a gente tem muitas riquezas naturais”, destaca a diretora.
Para fins de cumprimento do estabelecido na Política Municipal de Turismo, devem ser observados os conceitos de: Turismo, Oferta Turística, Demanda Turística, Produto Turístico, Segmentação Turística, Cadeia Produtiva do Turismo e Região Turística. Já quanto aos objetivos, merecem destaque o fomento ao potencial turístico de forma participativa e sustentável, com base em seu patrimônio cultural, natural e na capacidade empresarial; o estímulo à criação, à consolidação e à difusão dos produtos e destinos turísticos locais e regionais visando à ampliação do fluxo, do tempo de permanência e gasto médio dos turistas nacionais e estrangeiros; o apoio à realização de feiras e exposições, viagens de incentivos, congressos e eventos nacionais e internacionais; o incentivo a empreendimentos destinados às atividades de expressão cultural, de animação turística, entretenimento e lazer e de outros atrativos com capacidade de retenção e prolongamento do tempo de permanência do turista; a contribuição para o alcance de uma política tributária justa e equânime para as diversas entidades componentes da cadeia produtiva do turismo; e o fomento à sistematização e ao intercâmbio de dados estatísticos e informações relativas às atividades dos empreendimentos turísticos instalados no município e região, integrando as universidades e os institutos de pesquisa na análise desses dados, na busca da melhoria da qualidade e credibilidade dos relatórios estatísticos sobre o setor turístico.
Os princípios que orientam a Política Municipal de Turismo são: visão sistêmica, sustentabilidade, parcerias, qualidade, inclusão social, competitividade, mobilização e inovação. “O nosso intuito é colocar Coronel Domingos Soares no mapa turístico, porque os municípios da região estão, mas Coronel nunca esteve, nunca teve incentivo nessa área. A partir dessa lei, a gente estará criando também o Fundo do Turismo, para viabilizar recursos externos para ampliar esse setor, a economia, a diversidade, então a gente vai buscar parcerias com empresas, com a sociedade civil, organizando toda uma estrutura turística”, explica Jeneci, enfatizando que na próxima querta-feira (14) a empresa Experiente Agência de Viagens, de Curitiba, estará em Coronel Domingos Soares para conhece algumas atrações que poderão se tornar futuros atrativos turísticos.
O PL 907/2021 deverá passar por três votações pelo plenário da Câmara para sua posterior execução.
Fonte: Comunicação CDS