A ideia de contar a história do município surgiu numa aula de História
Uma iniciativa de promoção cultural de três adolescentes surpreendeu o governo municipal. O prefeito Jandir Bandiera teve a ilustre visita das estudantes do 9º Ano do Colégio Estadual Santa Catarina, Nalissa Cruz da Silva e Amanda Brancalioni, que juntamente com o estudante Paulo Vitor Mocellin estão escrevendo um livro sobre a história do município de Coronel Domingos Soares.
Conforme Nalissa, a ideia surgiu em uma aula de História da professora Ortência Tonial Silveira, quando, ao ser necessário fazer uma pesquisa bibliográfica notou-se que havia apenas informações genéricas e superficiais. “A gente não encontrou nada mais aprofundado sobre o município, sobre o Domingos Soares, então a gente teve a ideia de pesquisar, conversar com moradores antigos e coletar informações, fotos, documentos para escrever um livro”, conta a estudante.
Para o prefeito Bandiera, a iniciativa desses estudantes é admirável e digna de congratulações, pois demonstra a dedicação aos estudos e o interesse por saber mais sobre o município para viver o presente e conduzir o futuro. “Quero parabenizar as alunas e o aluno envolvidos nesse projeto, a professora que está orientando, e dizer que a Prefeitura está à disposição para ajudar no que for necessário e possível para que esta obra seja concretizada”, disse o administrador do Município, entre páginas amareladas de jornais antigos.
A intenção, segundo Nalissa, é disponibilizar exemplares do livro para todas as escolas e colégios de Coronel Domingos Soares, além da Biblioteca Cidadã Afonso Jacob Müller, como subsídio para pesquisas escolares e acadêmicas. “Já conseguimos exemplares de jornais antigos, fotos antigas, entrevistas. Vamos analisar e selecionar os melhores materiais para incluirmos no livro”, explica a aluna concluinte do Ensino Fundamental.
A história de um povo se manifesta na sua cultura, nos inúmeros conhecimentos e saberes, nas práticas do dia a dia, nos gostos e sabores, nas músicas e esportes preferidos, na linguagem flexível do cotidiano. A História é importante e deve ser preservada e valorizada, pois todos fazem parte dela.
Fonte: Comunicação CDS