Estamos na semana dos dias dos namorados, romance e amor no ar , porém vamos falar sobre um assunto muito comum nas relações, o CIUME , até onde vai ? É demonstrar amor realmente?

0
13

O que é o ciúme o que isso causa nos relacionamentos, até onde é saudável e até onde não é, vamos ver pelo olhar da psicanálise sobre esse assunto tão polêmico e importante.De uma forma mais simplista o ciúme é um sentimento de insegurança que vem do medo de perder uma pessoa, em que o seu maior desejo é preservar e permanecer em uma relação,é o medo de perder a pessoa que se ama para outra pessoa, de perder um trabalho ao qual se é muito dedicado ou até mesmo um objeto ou posse pelos quais possui bastante estima. Ele pode ser considerado normal até certo limite e deve estar baseado em fatos. E quando o ciúme ultrapassa os limites ? ciúme doentio gera necessidade de posse e controle do seu parceiro e, principalmente, o controle do comportamento e dos sentimentos daquela pessoa. Sendo assim, acaba causando sofrimento tanto para a pessoa que está sentindo quanto à pessoa que virou a vítima deste sentimento, o que acarreta em violências contra os parceiros independente de gênero.
Dentro da visão psicanálista de Freud o ciúme é dividido em três tipos: ciúme competitivo, projetado e delirante. O competitivo surge quando há ameaça à relação, o projetado reflete desejos infiéis e o delirante está ligado a condições psicológicas graves. Freud associava o ciúme a experiências de competição por afeto na infância, tratadas pela psicanálise explorando o inconsciente e experiências passadas.