“Escolhas diárias: o segredo para evitar doenças sem medo do médico’’

0
16

Atendo e conheço muitas pessoas que não querem tomar remédio contínuo. Além disso, muitas afirmam que evitam ir ao médico para não descobrir doenças.

Vamos refletir sobre essa atitude analisando dois tipos de pacientes:

*Paciente 1*: Consome açúcar refinado em excesso, alimentos industrializados, carne gorda e bebidas alcoólicas quase diariamente. Está acima do peso, dorme mal, tem apneia do sono, é sedentário e sente-se constantemente estressado.

*Paciente 2*: Pratica exercícios diariamente, mantém uma alimentação rica em frutas, saladas e vegetais, raramente consome fast food e bebe moderadamente em ocasiões especiais. Dorme bem, investe tempo em lazer e autoconhecimento, e seu peso está dentro da faixa normal para sua idade e altura.

*Quem tem mais chance de adoecer?*

A resposta não depende da frequência com que vão ao médico, mas sim das consequências de seus próprios hábitos.

E mais: o Paciente 2, que cuida da saúde, é aquele que regularmente faz check-ups anuais, mesmo sem apresentar sintomas. Ele se preocupa com a saúde para evitar doenças e a necessidade de medicação contínua.

Percebem a diferença? Tudo depende da sua relação consigo mesmo e das escolhas que faz. Afinal, as consequências dessas escolhas, sejam elas dores ou alegrias, são exclusivamente suas.