Era uma vez… A leitura desde a infância

0
39

O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e a interação com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças. Além disso, a leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala, interpretação e no rendimento escolar. Por isso, ler deve fazer parte do cotidiano de todas as famílias. A escola pode realizar atividades que incentivam a leitura de forma dinâmica e despertam o interesse e curiosidade dos pequenos. Porém não é só na escola, não!! Em casa, os pais e responsáveis também devem incluir na rotina momentos para a leitura em família. O hábito da leitura traz benefícios desde os primeiros meses de vida. Inicialmente, a contação de histórias colabora, principalmente, com a imersão dos bebês no universo da linguagem, com o estímulo do seu desenvolvimento e com o fortalecimento do vínculo entre família e criança. Com o passar do tempo, os livros infantis passam a ser importantes aliados na hora de estimular a imaginação e a criatividade, além de colaborarem com o processo de alfabetização, com a abordagem de temas difíceis e para uma visão de mundo mais crítica e ampla sobre o mundo. Ou seja, o incentivo à leitura na infância é fundamental para o desenvolvimento de pequenos e pequenas e para a nossa construção enquanto seres humanos, nos tornando mais empáticos, mais sensíveis, mais solidários e mais abertos às diferenças. Todos os nossos principais hábitos são moldados durante os primeiros anos de vida. E não tem nada melhor do que ficar com o filho e ler um livro! É um momento só de vocês; um momento de carinho, atenção, sonhos.

Os livros nos levam a lugares incríveis e mágicos!

A leitura é uma função superior do cérebro capaz de ajudar no desenvolvimentos das conexões neurológicas, por isso ler para e com crianças, desde os bebês é tão importante. A percepção do bebê durante a leitura vai desde ver como se viram as páginas, o cuidado e manuseio com o livro, o sentido da leitura – da esquerda para a direita -, que as palavras são separadas e até que todas as histórias têm começo, meio e fim.

O gosto pelos livros é algo mágico, mesmo que a pessoa não saiba ler! Façam tudo para despertá-lo, isso trará muitos benefícios para o desenvolvimento dos filhos de vocês!