“Educação em Pato Branco: compromisso de todos” foi tema de encontro que reuniu pais e alunos

0
11

Promovido pela prefeitura, evento aconteceu no domingo (15) e contou com diversas atividades
Os alunos dos 5º Anos da Rede Municipal de Educação, pais e professores viveram no domingo (15), momentos especiais, de aprendizado e lazer, durante o evento “Educação em Pato Branco: compromisso de todos”. Promovido pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com as parcerias das secretarias municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Saúde e também do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), o encontro, que aconteceu no Largo da Liberdade e ginásio Dolivar Lavarda, teve o objetivo de integrar os estudantes, pais e gestores da educação, fortalecendo o compromisso de cada um – família, escola e município – na formação educacional integral.

A programação foi direcionada aos alunos, com atividades recreativas, educativas, de saúde, robótica e drone, no Largo da Liberdade. Simultaneamente, os pais foram recebidos no ginásio Dolivar Lavarda, pelo prefeito Augustinho Zucchi, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais, ocasião em que a professora Jaqueliny Brito compartilhou a experiência das filhas Lara Beatriz (5 anos) e Isabella (7 anos), que estudaram em uma escola pública em Tampa, Cidade na Flórida, nos Estados Unidos.

De acordo com Jaqueline, um dos diferencias da educação americana é o integral acompanhamento dos familiares na educação dos filhos, com a utilização do cronograma de fichas/atividades, onde os pais têm total acesso ao conteúdo disponibilizado aos alunos. O intuito do relato foi colocar em prática uma das ações do projeto de internacionalização que visa intensificar a conectividade cultural, econômica, social e tecnológica de Pato Branco com outros países, iniciativa realizada desde o final de 2019 pelo Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes), em parceria com a Prefeitura de Pato Branco.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, responsável pelo projeto na prefeitura, salientou que “experiências de outros países servem de inspiração para que, adaptadas para a realidade de Pato Branco, criemos nossa identidade e, assim, teremos as boas práticas que são realizadas em todo o mundo, também, aplicadas aqui”.
Ao final do relato de Jaqueliny, a secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, realizou um quiz com os pais sobre aspectos voltados à saúde dos alunos. E para encerrar o evento, os estudantes, professores e seus familiares se encontraram no campo sintético do Largo da Liberdade para uma mensagem final.

O prefeito Augustinho Zucchi enfatizou que a escola é responsável pelo ensino, mas a educação vem de casa, sendo papel dos pais acompanharem seus filhos durante a sua formação estudantil. “Hoje é o dia da escola e estamos celebrando neste evento maravilhoso, a união dos pais, dos professores e dos nossos alunos. É o encontro da família e de ressaltarmos o quanto é essencial para a sociedade, a família no acompanhamento diário do aprendizado. O futuro depende dessas ações”, destacou.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, ressaltou que a educação não é um trabalho que se faz sozinho: é necessária a integração com outras secretarias e o apoio dos pais. “Em cada fase da vida das nossas crianças, elas têm algo a aprender. É uma grande engrenagem que precisa ser articulada e estimulada, pois é somente com a educação que transformaremos a sociedade. Precisamos da união de todos os agentes para que os frutos sejam bons”, salientou.

Sheila Carvalho do Rosário, mãe de um aluno do 5º ano, parabenizou a gestão municipal pelo encontro. “É muito importante para eles, porque saem um pouco de casa, da frente da TV e do celular e, participam de atividades de saúde, dessa integração entre pais e filhos. É um momento de estarmos mais presentes na vida escolar dos nossos filhos”, observou.
Analice Tavares Rodrigues, aluna do 5º ano da Escola Municipal Rocha Pombo, participou de várias brincadeiras e disse que “adorou” o evento. “Encontrei meus colegas, fiz várias atividades legais e divertidas, coisas diferentes que a gente não faz em um dia normal. Gostei muito”, afirmou.
A diretora da Escola Municipal Pequeno Príncipe, Mariele Galvan Bochese Cence, afirmou que o evento foi bastante importante e será promissor para o andamento das atividades durante o ano. “A família é fundamental para a vida escolar das crianças. Pudemos aproximar os pais deste convívio, de maneira descontraída, para que percebam o quanto fazemos pelos seus filhos, mas também para que saibam que o seu apoio é o grande diferencial para que saiam melhor preparados da escola”, opinou.
Fotos: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Pato Branco/Rodinei Santos

Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here