Duas alunas domingosoarenses foram selecionadas para a 3ª edição do Ganhando o Mundo

0
19

Já imaginou viajar para o outro lado do mundo? Atravessar oceanos, sobrevoar as nuvens, experimentar as alturas; ser selecionado para fazer um intercâmbio educacional e cultural em outro país, com costumes diferentes, culturas diferentes, gente diferente?

Pelo terceiro ano consecutivo, Coronel Domingos Soares tem alunas da rede estadual selecionadas para participar do programa Ganhando o Mundo. Porém, em 2023 o presente veio em dose dupla, com a seleção das alunas Nalissa Cruz da Silva e Amanda Victória Brancalioni, da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Estadual Santa Catarina, ambas do curso de Formação de Docentes. A terceira edição do Ganhando o Mundo para países de língua inglesa teve 12.148 estudantes inscritos, moradores de todas as cidades do Paraná. Após duas edições para países específicos (Canadá e Nova Zelândia) e 100 vagas em cada uma durante 2022, o atual programa do Governo do Estado que leva alunos da rede estadual para estudar fora do país oferta mil vagas para cinco diferentes destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

Para a estudante Nalissa da Silva, a notícia de sua seleção foi uma surpresa de grande felicidade, pois ninguém esperava. “Eu estou com uma expectativa muito grande de adquirir muito conhecimento, aprender a cultura, a língua”, conta, dizendo que espera conseguir vaga para a Inglaterra ou o Canadá. A estudante Amanda Brancalioni também recebeu a notícia com grande alegria. “Eu estou muito orgulhosa de mim mesma por ter conseguido isso e pelas oportunidades que eu vou receber. Eu espero me virar bem fora e que seja uma experiência boa”, comenta, salientando que quer trazer o conhecimento da nova língua, histórias para contar e criar memórias.

O Ganhando o Mundo é um programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná e oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino. O objetivo é propiciar formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná.

“Para o colégio é um orgulho muito grande, por saber que pela terceira vez, na terceira edição do programa, nós temos alunas representando o nosso colégio e o nosso município, o que nos faz compreender que a educação nos leva a construir e a realizar sonhos”, destaca a diretora do Colégio Estadual Santa Catarina, Andréia Brandelero. As estudantes Júlia Brandelero da Silva e Alana Castilho Daneluz participaram, respectivamente, da primeira e da segunda edição do programa.

Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o intercâmbio começa no início de 2024 e terá a duração de um semestre letivo – que varia conforme o sistema educacional de cada país. A edição é voltada aos estudantes da 1ª série do ensino médio neste ano letivo de 2023, e que cursaram do 6° ao 9° ano do ensino fundamental na rede pública do Estado.

Os objetivos do programa são: ampliar o repertório cultural e acadêmico; permitir a vivência e experiência na realidade de outros países; consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná e; potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da língua inglesa.

Fonte: comunicacao@pmcds.pr.gov.br