Quando se trata de doutrinas religiosas que limitem a mulher o campo é amplo, vasto e misto,
vem dos tempos de antes de Cristo e persiste até os dias atuais.
O estado é laico mas a liberdade não, muito menos quando se trata da liberdade feminina aos olhos da “religião”, que fique claro não estamos julgando a fé de ninguém, mas acredito que muitas religiões exageram quanto as limitações imposta as mulheres, tais como vemos ao redor do mundo.
Em todo lugar dessa nossa enorme esfera global, e além dos tempos as mulheres são perseguidas, doutrinadas, dominadas por algum tipo de fé, seja falando em mitologias antigas politeístas ou as religiões monoteístas as quais temos conhecimento hoje em dia , mas o que entender quando falamos a palavra doutrinar? As mulheres são a maioria no planeta, mas desde sempre seus corpos são limitados , seus comportamentos reprimidos ,e suas ações julgadas e descriminadas por crenças limitantes, aonde acabam perseguindo, caçando, e muitas vezes matando, quantas mulheres a fé cega já matou? Vocês já pararam para pensar ? Quantas vezes a fé foi a desculpa usada por um agressor? Quantas vezes um padre, um pastor , ou até um pai de santo já limpou a barra de um abusador em nome da fé ? Acreditando que a fé reconstruiria muitas vezes um relacionamento quebrado ou mesmo violento, A cada hora, 26 mulheres sofrem agressão física no país, numa pesquisa rápida a sites de busca não é difícil encontrar dados como estes, depoimentos de vitimas cuja a vida foi devastada e quando foram buscar ajuda na igreja a qual frequentavam a resposta era sempre a mesma, que deviam perdoar o marido e aceitá-lo de volta, vivendo assim um ciclo de abusos sem fim , perpetuando e passando esse ensinamento adiante, percebem o quanto a conscientização se faz importante , no romper do silencio, do ciclo, é essa a mudança de cultura, não é desmerecer a fé , não é diminuir os laços do sagrado matrimonio mas é acolher e entender que não é por conta de uma aliança que devemos manter pessoas sofrendo, presas ao egoismo para satisfazer a sociedade,que se importa cada vez mais com a aparência do que com a felicidade das pessoas.
Você mulher, esteja passando por qualquer tipo de violência não se cale DENÚNCIE . Disque 180 Central de Atendimento à Mulher.
TEXTO DE
CAROLINA VALLER BALDIN -ATIVISTA PELOS DIREITOS DA MULHER