Trocar o colchão é frequentemente indicado como solução para dores lombares, mas essa recomendação pode ser simplista e nem sempre resolve o problema. O mito de que um colchão novo é a chave para aliviar a dor nas costas tem origem na percepção de que um colchão mais firme ou mais novo oferece melhor suporte à coluna, o que, por si só, garantiria conforto e alívio das dores. No entanto, a ciência por trás da dor lombar é complexa, e muitos fatores estão envolvidos.
A dor lombar apresenta causas multifatoriais, e atribuir a sua dor apenas ao colchão é uma forma simplista de entender o que realmente está por trás do problema. A dor lombar pode estar associada a hábitos de vida, como sedentarismo, níveis de estresse, ansiedade, depressão, sono de má qualidade, alimentação inadequada. Esses fatores contribuem significativamente para o surgimento e a intensificação da dor.
Assim, antes de investir em um colchão novo, é recomendável investigar a causa da dor lombar com um profissional da saúde e considerar tratamentos abrangentes. Um colchão confortável é importante, mas, sozinho, não é suficiente para garantir o alívio das dores nas costas – ele deve ser apenas um dos elementos de uma abordagem mais completa.
Fisioterapeuta Aline Shimosaka
CREFITO – 324808-F