DOLARES NÃO TRAZEM FELICIDADE

0
54

As pessoas buscam fama e sucesso, mas, na verdade o que elas querem mesmo é serem felizes. Viver a vida. De nada adianta ter sucesso algum se não for capaz de nos trazer bem-estar e felicidade. A mesma coisa acontece com o dinheiro. As pessoas querem ser ricas porque pensam que assim serão felizes. Mas ninguém se torna automaticamente feliz ao ficar rico ou famoso. Nem a riqueza e nem a fama trazem felicidade. A riqueza apenas aumenta aquilo que já somos, inclusive nosso caráter e nossa personalidade.

Nem riqueza, nem sucesso. O que nos garante a felicidade é a autorrealização, nosso poder do exercício de nossa inteligência. O que diferencia a autorrealização do sucesso é a referência que usamos. Vamos explicar melhor. Sucesso depende do que os outros pensam de nós, de como nossas conquistas são vistas e comentadas pelas outras pessoas, ou seja, a referência é externa, é de outros. A autorrealização depende do que nós pensamos sobre nós mesmos: nosso autodesenvolvimento, nossa evolução e crescimento como pessoa. A referência, nesse caso, é interna, está na alma, em nosso espírito.
Olhando desse ponto de vista, podemos estar felizes por uma conquista pessoal, mesmo que ela não se torne pública, fique apenas em nosso íntimo, ou simplesmente escondida no anonimato. De forma semelhante, por mais que tenhamos sucesso o reconhecimento dos outros, jamais seremos felizes se não estivermos satisfeitos com nossos resultados, conosco mesmos. Simples, não é?

Antes do sucesso, vamos em busca da realização pessoal. Todos nós precisamos de um pouco de reconhecimento e aceitação. Mas seremos tanto mais felizes quanto menos dependermos do sucesso e do reconhecimento alheio, para, então sim, nos sentirmos realizados e felizes. Desse sucesso, o da realização e da felicidade é que precisamos.

Dinheiro é bom na quantidade necessária para o suprimento de nossas necessidades.

A Sicoob Valcredi Sul é uma cooperativa 100% da comunidade.

A Valcredi Sul é uma cooperativa 100% do bem.

Passos Maia, 24 de janeiro de 2020.

Fonte: Antonio Abilio Mantovani