Diálogo Diário de Segurança: você conhece?

0
4

O diálogo diário de segurança (DDS) é muito importante para a segurança do trabalho. É através dele que é possível identificar pontos que carecem de atenção com objetivo de garantir a saúde e segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Com o DDS é possível aplicar mudanças na política de cuidados do ambiente laboral, destacando quais são os principais perigos do local e estimulando práticas de prevenção aos riscos.
Como funciona o DDS
O DDS é propriamente um diálogo entre os colaboradores e os encarregados pela segurança do trabalho da empresa. O tema central são as questões atuais de saúde, os possíveis riscos e as formas de prevenção adotadas alinhadas às normas regulamentadoras de segurança.
Alguns exemplos de melhorias relacionadas à segurança no trabalho abordados pela DDS são:
-Trabalho em altura;
-Atividade em ambiente com exposição à calor e pouco arejados;
-Risco de exposição à químicos;
-Trabalhos com risco de contato com eletricidade;
-Exposição à materiais cortantes.
E depois do DDS, o que acontece?
Após pontuar os temas de importância e identificar riscos que possam interferir na segurança do ambiente de trabalho, as informações são repassadas ao setor responsável pela segurança do trabalho, aos gerentes e supervisores das atividades em questão. Desta forma, um plano de melhora do ambiente poderá ser traçado e colocado em prática.
Benefícios em adotar o DDS
Um ambiente laboral saudável só gera benefícios para os colaboradores e à empresa. Traçar planos para evitar acidentes cria um ambiente mais seguro. Os colaboradores se sentem valorizados e confiantes para o desempenho de suas funções, sentem-se motivados e engajados. Há aumento na produtividade e redução nos custos com assistência médica.
Como implementar o DDS na rotina da empresa
-Mantenha os funcionários cientes, informando a data das reuniões e os assuntos a serem abordados, abrindo um canal de comunicação de maneira que eles se sintam acolhidos possam trazer pontos e necessidades.
-Deixe claro o objetivo da reunião. Este é o momento de pensar no ambiente de trabalho e no bem-estar dos colaboradores.
-Incentive a prática dos cuidados, como uso de EPIs e realização das atividades conforme orientação inicial / treinamento.
-Simplifique a mensagem. Procure conversar de maneira simples e compreensível de forma que todos consigam entender o que foi dito e se sentir confortáveis para passar as informações importantes.
-Mantenha um registro de tudo que for abordado em uma pauta com a data da reunião, os temas abordados e as modificações a serem tomadas. Além de auxiliar no momento de revisitar os temas, o registro e analisar se houveram mudanças nos quesitos necessários.
A Delta Laboral pode te ajudar a implementar o DDS na rotina da sua empresa, de maneira a criar um mapa de risco eficaz com impactos diretos na segurança, produtividade e valorização dos colaboradores.