No dia 12 de junho o Colégio Estadual Dom Carlos trabalhou o tema
A comunidade escolar do Colégio Estadual Dom Carlos realizou atividades com os alunos relembrando os direitos que não raro, estão sendo negligenciados.
Centenas de milhões de crianças estão nesse exato momento trabalhando, e não estão usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer.
No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12/06) a 2ª série do Curso de Formação de Docentes (FD) desenvolveu uma das atividades realizadas, a qual envolveu diálogo entre os alunos. Informações sobre o Combate ao Trabalho Infantil foram repassadas aos alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, período vespertino, bem como, orientações e conscientização sobre o tema.
Porque trabalhar com os pequenos? Entendemos que estabelecer um diálogo franco e direto sobre o trabalho infantil pode ocorrer pela sensibilização. Assim sendo, motivar uma reflexão sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, foram os objetivos estabelecidos pelos alunos e professoras da Prática de formação da 2ª série do curso de FD. Oportunizar vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o desenvolvimento da criança foram tópicos abordados durante as atividades realizadas.
Os alunos do ensino Fundamental ouviram sobre os deveres e direitos e durante o bate papo tomaram ciência de que a exploração das crianças e adolescentes, constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais.
Na oportunidade também receberam informações sobre a diferença entre participar das tarefas domésticas e o trabalho infantil. Ampla discussão foi oportunizada e aos alunos foi esclarecido que ajudar a lavar a louça em casa, arrumar a própria cama, aprender a cuidar da plantação, e outras atividades que fazem parte de uma rotina caseira não são considerados trabalho infantil. São atividades de socialização e transmissão de conhecimento.
Após as informações e debates, receberam um mimo (doce com cata-vento e uma mensagem através do logo do cata-vento) e nesse momento o conhecimento foi ampliado, uma vez que aprenderam que o símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes.
Foi ensinado aos alunos que o significado do cata-vento de 5 pontas coloridas, estampando o azul, laranja, vermelho, verde e amarelo, representa os cinco continentes e é o símbolo da luta pela erradicação do trabalho infantil no Brasil e no mundo.
É oportuno agradecer o aluno Lucas Gabriel Olivo Padilha e família (pai e tio) que construíram um cata-vento maior que foi colocado no hall de entrada do colégio. Quando os alunos participam ativa e efetivamente no processo de aprendizagem, seja por meio de perguntas, discussões, colaboração com outros alunos ou participação em projetos e atividades, o sucesso é certo.
A direção do Colégio Estadual Dom Carlos agradece a participação de todos e a colaboração nas atividades desenvolvidas no dia em que foi trabalhado com o tema: Combate ao Trabalho Infantil.