Desvendando o Emagrecimento e a Perda de Peso

0
45

1 – Perder Peso é a mesma coisa que Emagrecer?
Não, pois o emagrecimento é um processo multifatorial que irá alterar somente a composição de gordura em nosso corpo, e não necessariamente irá alterar o peso da pessoa. Pois, assim como ilustrado na foto nosso corpo não é constituído somente de gordura e musculo. Pelo contrário, é constituído de vários sistemas e estes em conjunto resultam em nosso peso total. Já a perda de peso é um processo multifatorial também, mas que resulta na diminuição do peso corporal. Porém, muitas vezes não é saudável para a saúde e a pessoa em pouco tempo tende a recuperar esse peso novamente e possivelmente até um pouco mais. Isso acontece por que a perda de peso é adquirida através da eliminação de líquidos, perda de massa muscular, óssea, gordura, água e vários outros fatores.
2 – Por que é tão difícil emagrecer?
Como falei anteriormente, o emagrecimento é um processo multifatorial que depende dos hábitos alimentares, rotina de atividade física, saúde psicológica, níveis hormonais etc. Além do mais, devemos entender que a gordura corporal é uma fonte de energia em nosso corpo, pensando em termos de sobrevivência, cada vez que o nosso estoque de gordura são diminuídos, sobretudo de maneira rápida, nosso corpo entende que estamos em perigo por conta da escassez de alimento, dessa forma ele faz com que a nossa chamada Taxa Metabólica Basal (TMB) diminuía sua ação, fazendo com que nosso corpo “queime” menos gordura e o corpo se adapte a nova condição para que ele possa engordar novamente. Ou seja, nosso corpo é uma maquina muito complexa e inteligente que está sempre buscando poupar energia e estocar cada vez mais.
3 – Quais os fatores essenciais para um emagrecimento saudável?
– Foco: pois, para que haja uma mudança de hábito deve-se existir metas a curto, médio e longo prazo para ser alcançadas e estas só podem ser atingidas com muito foco e determinação.
– Reeducação Alimentar: esse é a chave de tudo 70% do seu sucesso está fadado ao sucesso ou fracasso pelo que você come. Desta maneira se faz muito importante uma consulta com um profissional de nutrição. Este sim lhe indicará o caminho alimentar mais eficaz e saudável.
– Treinos regulares: importante para a manutenção da saúde e otimização do emagrecimento pelo menos 3 vezes por semana de atividade física de moderada a alta intensidade podendo variar de 15′ min a 1 hora de exercícios. Mas sempre é importante a consulta com um profissional de Educação Física para que o mesmo possa prescrever seu treino de maneira individualizada e segura. Ele é quem detêm o conhecimento técnico- científico sobre intensidades de treino, periodização, variações de estímulos, tipos de treinamento dentre vários outros fatores muito importantes para o sucesso do emagrecimento saudável.
– Paciência: não queira emagrecer tudo o que adquiriu em anos, em poucos meses. Agora você já sabe o quão complexo é o dito emagrecimento saudável e como a perda de peso não é tão boa quanto parece.
QUER EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL E EFICAZ?
Procure pelo Personal Trainer Jozias Fortunato (CREF: 028591-G/PR)
Atuante na empresa Performance Academia

 

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here