Departamento de Ação Social realiza a entrega da primeira Carteirinha do Autista de Coronel Domingos Soares

0
9

O Departamento Municipal de Ação Social está disponibilizando acesso à Carteirinha do Autista para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A Carteirinha e o RG com a inclusão do símbolo da fita “quebra cabeças” possibilitam que o cidadão tenha um documento de identificação individualizado, minimizando o risco de vida e facilitando o atendimento em casos de emergências. Também garante as prioridades legais e o exercício de direito destas populações com tantas particularidades.

De acordo com o setor, para requerer a Carteirinha do Autista é necessário levar ao CRAS os seguintes documentos: RG e CPF do autista; RG e CPF do responsável; Fotografia 3×4; laudo médico (original, com CID, nome completo do paciente, assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico); e exame de tipo sanguíneo (grupo sanguíneo e RH).

“Hoje procedemos à entrega da primeira Carteirinha do Autista de Coronel Domingos Soares, para o Christian João dos Santos Silva, e pudemos observar a importância desta para a sua vida, conforme depoimento de sua mãe e professora”, conta a psicopedagoga do CRAS, Cristina Simone Duarte.

O Autismo – Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Alguns sintomas como irritabilidade, agitação, autoagressividade, hiperatividade, impulsividade, desatenção, insônia e outros podem ser tratados com medicamentos, que devem ser prescritos por um médico.

       “A carteirinha do autista é um documento que vai facilitar a identificação e também vai dar prioridade nos atendimentos dos serviços públicos e privados, principalmente na educação, já que meu filho está terminando o Ensino Médio e ano que vem vai tentar uma vaga em faculdade pública”, comenta a mãe de Christian, Fátima dos Santos Silva.

A carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista vai facilitar, ao portador, o acesso aos direitos adquiridos através da Lei Berenice Piana – nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012, que instituiu a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.”

“Se você possui todos os documentos acima, basta comparecer no Departamento de Ação Social, no período vespertino, que faremos a solicitação da sua Carteirinha do Autista”, convida a diretora de Ação Social, Angélica Graeff Catapan.

Fonte: Comunicação CDS