A gravidez é uma época de cuidados e muitas mudanças, desde o aumento da barriga, da sensibilidade da pele ao aparecimento de estrias e manchas. Devido a alterações vasculares e ao aumento dos vasos sanguíneos, a pele da gestante fica mais sensível durante a gravidez. Nesse período, a pele fica mais avermelhada e irritada, aumentando a dilatação dos vasos e, com isso, a sensibilidade.
Portanto, todo cuidado é fundamental. Mantenha sempre uma água termal em sua companhia, para manter a pele hidratada, nutrida e também menos irritada. Outro cuidado importante é com a pele dos seios, evitando feridas. Higienize o bico da área apenas com água, preservando a hidratação natural da pele nessa região.
Os melasmas são manchas escuras que surgem na pele da gestante e são muito comuns na gravidez, principalmente no rosto. Há também o escurecimento em regiões como mamilos, a linha do meio da barriga e vulva, pois é uma característica do organismo feminino durante essa fase. Essa tendência do aparecimento de manchas acontece devido ao estímulo de hormônios que ocorre nessa fase. Portanto, o melhor tratamento é a prevenção com a proteção solar.
O protetor solar não pode ser deixado de lado durante a gravidez e deve ser utilizado diariamente, inclusive em lugares fechados, onde você pode optar por usar um protetor solar com cor, protegendo a pele também da luz visível.
Já as estrias são formadas com a degradação das fibras de elastina, responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele. Essas fibras resistem bastante, porém apenas até um certo limite. Se houver crescimento excessivo, as estrias surgem. Durante a gravidez, é comum as marcas aparecerem devido ao ganho excessivo de peso, à falta de hidratação nas regiões mais suscetíveis às estrias, como seios e barriga, e também à hereditariedade, que não é o principal fator, mas pode influenciar.
Para prevenir o aparecimento das estrias na gravidez, é importante manter a hidratação em dia e todos os cuidados necessários devem se iniciar desde a notícia da gestação. Existem hidratantes específicos para grávidas, com ativos e óleos naturais que auxiliam na prevenção do aparecimento de estrias. Importante saber que as gestantes não podem usar substâncias antiestrias, como o ácido retinoico, nem hidratantes à base de ureia, que têm ação mais intensiva. Então, lambuze-se desde cedo com os cremes especiais para grávidas.