Covid-19

0
17

Todos estão trancados em casa por ordem do governo, mas, por ora, é a melhor solução para conter o vírus que está matando milhares de pessoas em todo mundo. Bolsonaro volta a criticar alarmismo e diz que o Brasil não pode ser comparado à Itália. O presidente da Eurasia Group, Ian Bremmer, declarou no Twitter que, apesar de haver concorrência, o líder mundial mais ineficaz na resposta ao Covid-19 é Bolsonaro, e concluiu que está detonando os governadores que tomaram medidas de bloqueio porque danificará seriamente seu mandato.

A Organização Mundial da Saúde e autoridades chinesas anunciaram que, pela primeira vez desde dezembro, a cidade de Wuhan, epicentro da pandemia de covid-19, não registrou nenhum caso da doença em 24 horas. Em quatro meses, o Covid-19 infectou mais de 250 mil pessoas ao redor do planeta e matou cerca de 10 mil. Durante a pandemia, deve ser resguardado o funcionamento de atividades e serviços considerados essenciais à população.

A preocupação maior é com a saúde de todos, com a vida, com a existência da humanidade. Ao ficar em casa colabora-se com a preservação da espécie. Todos estão agoniados por prisão necessária, reclusão, solidão em não poder conviver socialmente, afastando-se de ruas, trabalho, parentes, amigos, shopping-centers, cinemas, teatros, restaurantes, viagens e outros tantos divertimentos que o mundo nos proporciona.

Por outro lado, a economia do mundo está indo para o ralo. A perspectiva neste ano é um desastre econômico mundial. Muitas pessoas estão perdendo o emprego e não têm condições de manter serviços que envolvem diretamente contato com o público. Outros presidentes estão oferecendo dinheiro à população, como os EUA que estão programando oferecer US$1.000,00 para cada americano necessitado; o presidente do Brasil propõe que os empresários paguem a metade dos salários dos brasileiros.

Não se sabe se a quarentena permanecerá até o final de março, ou abril, e já se fala até agosto, quando o final do pico do Covid-19. Há caos na China, na Itália, na Espanha e demais países, agora no epicentro da pandemia. Desconhece-se o futuro próximo, até se vencer o coronavírus. Há de se entender que, infelizmente, esse tipo de “acidente” acontece. Faz mais de uma década que o planeta não passa por uma pandemia como a do Covid-19, o novo coronavírus. Todas as últimas foram causadas por vírus da gripe: Suína, em 2009; a de Hong Kong, em 1968; a Asiática, em 1957; e a Espanhola, em 1018.

Não dá para culpar alguém por essa monstruosa crise. É preciso cautela. Haverá também uma crise financeira mundial que abalará toda a economia devido à gravidade da atual pandemia. Ter cuidado e manter o equilíbrio é essencial. A gravíssima crise financeira de 2008, causada pela emissão descontrolada do subprime dos EUA lançados em todo mundo, causou uma quebra no Brasil e até a queda de uma presidente porque foi acusada de ser a causadora de todos os problemas. As crises são cíclicas, agora, atravessa-se mais uma terrível: ter solidariedade porque a festa acabou.