O prefeito Jandir Bandiera recebeu o diretor e o técnico agropecuário do Departamento Municipal de Agricultura, Clóvis Silveira dos Santos e Luís Antônio Mezzomo, respectivamente, e o técnico agropecuário da Emater, Adilson Blasius, que apresentaram ao gestor o Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense – REVITIS.
Baseado em quatro eixos (Produção, Agroindústria, Comercialização e Turismo), o REVITIS vem apoiar a cadeia produtiva da cultura da uva no estado do Paraná, através do fortalecimento do setor produtivo, agroindustrial e turístico nas diferentes regiões do Estado. De acordo com Blasius, Coronel Domingos Soares conta, atualmente, com 11 produtores de uva, podendo desenvolver este setor a fim de aprimorar e ampliar a produção, de forma que o agricultor possa ter mais segurança desde o plantio até a comercialização, o que criará condições para a revitalização e ampliação da área com cultivo de videira. Além disso, há a redução de impostos sobre a cadeia dos derivados da uva, gerando mais empregos e renda.
Para Bandiera, que já foi diretor de Agricultura do Município, incentivar a fruticultura em Coronel Domingos Soares é uma forma de oportunizar novas opções de atividades para a agricultura familiar. “A fruticultura tem relevante importância social e econômica para os agricultores e nós vamos apoiar e incentivar projetos como esse, dando suporte, na medida do possível, para que Coronel Domingos Soares possa se destacar nessa área, já que temos vários produtores de uva e nosso clima é propício”, comenta o prefeito, ressaltando que o Município buscará os recursos necessários para participação no Programa, que são na esfera de R$ 300 mil.
Segundo o levantamento do Departamento de Economia Rural da SEAB de 2018, os dez municípios com maior produção de uva rústica para processamento são: Mallet (1.615 toneladas); Salgado Filho (1.055 t); Bituruna (950 t); Francisco Beltrão (900 t); Colombo (868 t); Palmeira (644 t); Mariópolis (614 t); Ampére (520 t); Dois Vizinhos (480 t) e Almirante Tamandaré (450 t). Coronel Domingos Soares está produzindo em torno de 55 toneladas de uva, segundo dados da Emater.
Desta forma, é evidente a necessidade de se investir e incentivar a fruticultura em Coronel Domingos Soares, um município grande, com clima apropriado para o desenvolvimento de diversas cultivares, que podem gerar mais renda e qualidade de vida para a agricultura familiar e alimentos de qualidade na mesa de todos.
Fonte: Comunicação CDS