Não é de hoje que se ouve que o depósito de lixo deve ser feito em lugares determinados para tal. Mesmo com diversas lixeiras espalhadas pela cidade, algumas pessoas insistem em jogar o lixo no chão.
A equipe de jardinagem e limpeza pública está fazendo a limpeza das ruas, passeios e demais espaços públicos com frequência, porém, muitas vezes não consegue dar conta devido ao grande número de lixo fora das lixeiras. Dessa maneira, é de extrema importância reforçar a necessidade de se jogar o lixo nas lixeiras. Tanto no contexto domiciliar quanto na rua, o descarte incorreto pode comprometer o bem-estar da população. No caso dos domicílios, é importante se atentar para o horário da coleta, para não colocar o lixo muito cedo e facilitar que cães, por exemplo, possam rasgar os sacos de lixo e espalhar os resíduos.
O maior problema é que o acúmulo de lixo pode resultar em diversos transtornos que, de maneira óbvia, acabam afetando a própria população. Ratos e escorpiões não surgem do dia para a noite. Infelizmente, este não é o maior problema ocasionado pelo lixo nas ruas da cidade. Infelizmente, todos os anos nos deparamos com notícias de enchentes e alagamentos em todo o Brasil devido à dificuldade de escoamento da água da chuva. O motivo? Aquele mesmo lixo despejado nas ruas acaba entupindo as saídas de esgoto e, consequentemente, aumentando os riscos de um acúmulo de água na região.
Para evitar que esses e outros problemas aconteçam e deixar nossa cidade cada vez mais bonita, ajude a mantê-la limpa! Faça a sua parte! Lugar de lixo é na lixeira.
Fonte: Comunicação CDS