O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde/COVID-19 se reuniu na última segunda-feira (12), no gabinete do prefeito Bandiera, para discutir a flexibilização das ações restritivas de combate ao coronavírus em Coronel Domingos Soares, motivados pela considerável diminuição dos números de casos suspeitos, ativos e internações no município.
No encontro foram abordados assuntos como o horário de restrição de circulação e funcionamento do comércio e igrejas; retorno das aulas no formato híbrido dia 21 de julho; abertura dos atendimentos da prefeitura; retorno de atividades esportivas em âmbito municipal; liberação para uso do novo parquinho da praça Pompílio Joaquim Vaz; uso das pulseiras de monitoramento entre outros.
Com isso, o novo decreto, publicado na quarta-feira (14), estende a restrição de circulação (o chamado toque de recolher) para das 23h às 5h, se adequando ao decreto estadual; a permissão de funcionamento do comércio e igrejas passará a ser até às 23h, com aumento da capacidade para 50% do público e distribuição obrigatória de senhas nas instituições religiosas; o atendimento da prefeitura voltará a ocorrer normalmente; o parquinho da praça poderá ser utilizado com agendamento prévio no Departamento de Esportes e Lazer e número de usuários restrito; e o retorno das aulas e das atividades esportivas ficou definido para o dia 21 de julho. Os demais itens e determinações permaneceram como antes.
A prefeitura e o Comitê Gestor pedem a compreensão e a colaboração de todos no cumprimento das medidas sanitárias, como o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, e lembra que, caso os números voltem a subir novas medidas serão tomadas, sempre pensando na saúde e na vida dos munícipes. Aos poucos, com muito cuidado e responsabilidade de todos, Coronel Domingos Soares vai retornando ao seu ritmo “normal”.
Fonte: Comunicação CDS