Mais de mil residências tiveram seus telhados danificados pelas pedras de gelo
A madrugada do último sábado (12) foi de muita tensão em Coronel Domingos Soares, com a forte chuva de granizo que caiu por volta das 3h20. Em poucos minutos, as pedras de gelo de tamanhos nunca antes vistos pela população, atingiram telhados de residências, comércios e órgãos públicos, além de veículos que estavam na rua, quebrando e fazendo grandes estragos.
Imediatamente, o governo municipal, a partir da convocação do prefeito Jandir Bandiera e do vice-prefeito Liomar Bringhentti, começou os atendimentos às famílias atingidas, através do Departamento de Ação Social e da Defesa Civil Municipal, que se dedicaram a ajudar todos aqueles que corriam à procura de alguém que pudesse ampará-los. Inicialmente os atendimentos foram na Ação Social, sendo transferidos para o Ginásio de Esportes João Maria Alves Taques devido ao grande número de pessoas.
Após a chuva cessar, com a ajuda de voluntários, as famílias começaram a ser cadastradas e foram distribuídas, durante todo o dia, lonas para todos que precisaram. No fim da tarde começaram a chegar doações de roupas, calçados, comidas, cobertas, kits de higiene e, à noite, os aguardados colchões, de municípios da região, pessoas, empresas e instituições que se sensibilizaram com o ocorrido no município. Cidadãos que trouxeram pessoalmente sua contribuição para amenizar o sofrimento das famílias domingosoarenses. Com o ginásio de esportes lotado, todas as doações foram dispostas de forma que todos puderam escolher aquilo que lhes seria útil e benéfico. O Corpo de Bombeiros acompanhou os trabalhos durante todo o dia.
Logo no domingo de manhã a Defesa Civil de Pato Branco enviou um caminhão com mais de duas mil telhas de fibrocimento (Eternit), cuja a distribuição nas casas atingidas foi feita imediatamente. Durante a semana, a Prefeitura domingosoarense recebeu mais doações de telhas, atendendo, além da cidade, os moradores do interior do município.
De acordo com a coordenação a Defesa Civil e a direção do Departamento de Ação Social, conforme as doações de telhas forem chegando as equipes farão a distribuição nas residências. Outro importante apoio nesse momento é do exército através da 15ª Cia. de Engenharia de Combate Mecanizado, de Palmas, que disponibilizou soldados para ajudar na cobertura das casas das famílias em situação de vulnerabilidade.
O governo municipal fará, na próxima edição, a publicação de todos que, de uma forma ou de outra, auxiliaram não só a Prefeitura, mas, principalmente, a população domingosoarense a enfrentar este momento histórico.
Os telefones para contato para doações e contribuição são: 98415-0078 (Rodrigo); 99988-0660 (Angélica) e 98404-3748 (Carlos).
Fonte: comunicacao@pmcds.pr.gov.br