O Departamento Municipal de Saúde ampliou os dias de vacinação contra a Covid-19 na forma de Drive-thru para de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30, como alternativa para imunizar um maior número de pessoas. Até então os “drives” estavam ocorrendo de uma a duas vezes por semana.
De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Makielli de Moraes Costa, as dificuldades geográficas e a baixa procura das pessoas que já estão contempladas está fazendo com que a vacinação esteja a passos lentos no município. “Nós já vacinamos os transplantados, pessoas com síndrome de down, a maior parte dos profissionais da educação, pacientes cadastradas no BPC, em algumas faixas etárias e em alguns grupos. Ainda existem idosos acima de 60 anos que não fizeram nem a 1ª dose. Saliento que o Departamento está seguindo à risca o plano municipal, em conformidade com o plano estadual e o plano federal de imunização, respeitando os grupos prioritários e as faixas etárias, mas nossa realidade aqui é outra. O Departamento de Saúde está fazendo a sua parte, realizando busca ativa desse público já contemplado para tentar vacinar o máximo de pessoas e assim criar a barreira vacinal nesses grupos”, explica Makielli. Até o momento mais de 1.700 pessoas já receberam a 1ª dose da vacina em Coronel Domingos Soares e aproximadamente 550 receberam a 2ª dose.
O público-alvo contemplado agora é: pessoas a partir de 50 anos de idade; pessoas com comorbidades acima de 18 anos (com declaração); pacientes cadastrados no BPC com mais de 18 anos; professores e funcionários de escolas acima de 18 anos; gestantes de alto risco e puérperas acima de 18 anos (com declaração e carteirinha de gestante).
Conforme a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Marly Maito, é de fundamental importância que as pessoas busquem a vacina e tomem as duas doses para completar a imunização. “Os médicos, os cientistas e os laboratórios já enfatizaram que para que a imunização seja completa é necessário receber as 1ª e a 2ª doses da vacina. E mesmo assim é preciso continuar seguindo os protocolos e tomando todos os cuidados, porque nenhuma vacina impede que pegue o vírus, mas elas amenizam os sintomas no caso de ser infectado”, comenta a diretora, fazendo um apelo à população para que ninguém fique sem se vacinar. “Nosso trabalho, além de vacinar, é orientar sobre os benefícios e os riscos de ficar sem tomar as duas doses da vacina. É uma vacina nova, tudo ainda é novo, mas devemos informar sobre a função de qualquer vacina, que é prevenir as doenças em todas as formas sintomáticas, reduzindo a mortalidade”, complementa a coordenadora de vacinas, enfatizando que todos devem continuar seguindo os protocolos de biossegurança, como usar máscara, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, higienizá-las com álcool em gel e manter o distanciamento social.
Desta forma, a Prefeitura de Coronel Domingos Soares, através do Departamento de Saúde, mobiliza toda a população contemplada nas etapas de vacinação a procurar o posto de saúde para imunização, de segunda a sexta-feira à tarde, com seus documentos pessoais, que são o Cartão do SUS, CPF e Carteira de Vacinação (se possuir).
Fonte: Comunicação CDS