Contação de Histórias

0
16

A contação de história pode nos proporcionar momentos de reflexão sobre a nossa prática enquanto ser em constante aprendizado, e de como podemos tocar o interesse das crianças para participar desse momento, ou seja, ter a contação de história como um elemento construtor e facilitador do processo de humanização do ser.
A contação de histórias aumenta a vontade da criança de expressar e comunicar seus pensamentos e sentimentos. Para estimular isso, o professor deve encorajá-la a fazer perguntas e falar sobre como se sentem em relação às decisões dos personagens ou ao final da história.
E foi pensando nesse encaminhamento que a coordenadora do curso, professora Silvana Pacheco Baptista buscou parceria com profissional da área. A contadora de histórias Silvana Franzon Mosconi, professora da Rede Estadual de Ensino, Núcleo de Ponta Grossa, ex-aluna do curso do Magistério do Dom Carlos, em visita a sua terra natal (21/06/2024), aceitou o convite para interagir com os alunos da 1ª série do curso de Formação de Docentes.
Na oportunidade, além de contar algumas histórias, a professora Silvana Franzon Mosconi esclareceu e orientou os alunos que essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso. Complementou: “ao contar histórias podemos ser inventivos, criar o enredo, interagir com as crianças, mudar o rumo da história, incluir personagens, oportunizar finais diferentes e assim por diante. Podemos trazer as crianças para dentro da história…”.
A coordenadora do curso agradeceu a professora Silvana, salientando que sempre que possível, parcerias são estabelecidas pensando em ampliar o conhecimento dos alunos. Concluiu dizendo “e nesse momento nossa parceria foi do NRE – Núcleo Regional de Pato Branco para o NRE de Ponta Grossa. Nossos alunos só tem a ganhar”.