Como proteger sua saúde mental em épocas de pandemia

0
99

Diante de um cenário de crise. Como esse que estamos vivendo em decorrência do avanço do novo Corona vírus (Covid-19), as reações emocionais e comportamentais tendem a ser as mais diversas. Há quem se desespere. Há quem reaja com nervosismo e estresse. E há quem fique simplesmente paralisado pelas dificuldades e obstáculos que se apresentam.
Em meio a tantas possibilidades, perceba que são poucas, e até raras as pessoas que conseguem reagir positivamente a este conjunto de fatores negativos, ou seja, capazes de respirar fundo e procurar por saídas e soluções efetivas mesmo em frente aos cenários mais complexos.
O corona vírus demonstrou o quando frágil é o corpo humano, o volume constante de notícias sobre a pandemia acaba afetando a saúde mental das pessoas, principalmente aquelas que já vivem com ansiedade e TOC. Então, devemos encontrar meios para proteger nossa saúde mental?
Preocupar-se com as notícias é compreensível para todos, mas para muitas pessoas isso pode ser um agravante para os problemas de saúde mental existentes.
Quando a Organização Mundial da Saúde anunciou recomendações sobre a proteção da sua saúde mental durante o surto de corona vírus, foi profundamente bem-vindo.
É de entendimento amplo que o medo de ter as coisas fora de controle e ser incapaz de tolerar incertezas são características bem comuns de muitos transtornos de ansiedade”. Logo, é compreensível que muitas pessoas com ansiedade pré-existente estejam enfrentando grandes desafios no momento.
A ansiedade está enraizada em se preocupar com o desconhecido e esperar que algo aconteça.
Dessa forma, como podemos proteger nossa saúde mental?
A leitura de um grande volume de notícias sobre o corona vírus levou muitas pessoas que sofrem com a ansiedade a terem fortes ataques de pânico. Pessoas ansiosas veem seus pensamentos saindo de controle e começam a pensar em resultados catastróficos, e essas situações fogem ao controle.
Limite as notícias e tenha cuidado com o que lê. Em tempos de Fake News. Agir com responsabilidade quanto aquilo que se diz e se compartilha é ainda mais importante. Então, antes de repassar qualquer informação. Seja responsável e coerente: cheque junto a fontes confiáveis, como sites do governo e da Organização Mundial de Saúde, se esse conteúdo é mesmo procedente.
Filtrar notícias e mídias sociais geralmente auxiliam a gerenciar sua ansiedade.
Limite a quantidade de tempo que você passa lendo ou assistindo coisas que não estão fazendo você se sentir melhor. Talvez decida um horário específico para checar as notícias
Fique conectado com as pessoas.
Manter contato com aqueles com quem você se importa ajudará a manter uma boa saúde mental durante longos períodos de auto isolamento.
Encontre um equilíbrio entre ter uma rotina e garantir que cada dia tenha alguma variedade.
Para algumas pessoas, pode até parecer um período produtivo ou repousante. Você pode trabalhar na sua lista de tarefas ou ler um livro que pretendia chegar.
Com o decorrer das semanas dos meses da pandemia de corona vírus pela frente, é importante ter tempo para realizar atividades físicas, continue acessando a natureza e a luz solar sempre que possível. Faça exercícios regularmente, leia um bom livro coma bem e mantenha-se hidratado.
Segundo a OMS o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros convivem com o transtorno. Ainda a OMS sugere técnicas para lidar com ansiedade e preocupações.
Reconhecer: Observe e reconheça a incerteza que vem à mente.
Pausa: não reaja normalmente. Não reaja de forma alguma. Faça uma pausa e respire.
Afaste-se: diga a si mesmo que essa é apenas a preocupação em falar, e essa aparente necessidade de certeza não é útil nem desnecessária. É apenas um pensamento ou sentimento. Não acredite em tudo que você pensa. Pensamentos não são declarações ou fatos.
Solte: Solte o pensamento ou sentimento. Vai passar. Você não precisa responder a eles. Você pode imaginá-los flutuando em uma bolha ou nuvem.
Explorar: explore o momento presente, porque agora, neste momento, está tudo bem. Observe sua respiração e as sensações de sua respiração. Observe o chão abaixo de você. Olhe em volta e observe o que vê, o que ouve, o que pode tocar, o que sente o cheiro. Agora mesmo. Em seguida, mude seu foco de atenção para outra coisa – no que você precisa fazer, no que estava fazendo antes de perceber a preocupação ou fazer outra coisa – com atenção total.
Por fim respirem fundo pessoal é fundamental nos mantermos focados nos nossos objetivos toda essa fase vai passar e precisamos cuidar de quem está próximo a nós, das nossas famílias e estar preparados para o amanhã.

Msc. Alexsandro lucca
Ceo Uninter Palmas- Pr