COLESTEROL ALTO – O QUE FAZER PARA REDUZIR?

0
12

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrado naturalmente em nosso organismo. Ele é fundamental para o funcionamento normal do organismo, sendo o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo. Ele está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.

O corpo humano utiliza o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.
É composto por várias frações. Ele é a soma do LDL colesterol, mais HDL colesterol, mais 20% do Triglicérides. Dessa forma, quando temos um colesterol total elevado temos que avaliar qual de suas frações está alterado. Por esse motivo, não devemos visualizar o colesterol de forma isolada.

Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorre nas artérias cerebrais, pode provocar acidente vascular cerebral (derrame).
AJUSTES DIETÉTICOS
– Aumente o consumo de fibras solúveis (aveia, psyllium, arroz integral, frutas), pois elas reduzem a absorção do colesterol.
– Reduza o consumo de gorduras saturadas e trans (frituras, bolos, biscoitos, sorvetes, carnes gordas).
– Aumente o consumo de alimentos antioxidantes (frutas, verduras, cacau), pois as moléculas de colesterol são altamente vulneráveis aos danos causados pelos radicais livres.
– Reduza o consumo de açúcares e álcool, pois estimulam o fígado a produzir ainda mais colesterol.
– Inclua na alimentação gorduras boas (Omega 3, castanhas, nozes, linhaça, azeite de oliva, abacate e peixes), pois aumentam o HDL (colesterol bom) e reduzem o LDL (colesterol ruim).
– Acrescente temperos nas refeições como: alho, cebola, cúrcuma, pimenta, manjericão, alecrim e orégano, pois eles são ricos em antioxidantes, que previnem a oxidação do colesterol.
– Reduza o consumo de café, pois a cafeína torna esse colesterol circulante, podendo contribuir para a oxidação do colesterol.

A causa mais comum para o aumento nos níveis de colesterol no organismo é ter um estilo de vida pouco saudável: má alimentação, falta de atividade física e tabagismo. Então, sair do sedentarismo, fazer atividade física 3 à 4 vezes na semana e evitar fumar, já está a caminho de uma longevidade saudável.