Aumento de carga horária e divisão de disciplinas em áreas do conhecimento são algumas das mudanças.
A partir de 2022, os colégios estaduais e particulares de Palmas passarão a implementar o “novo ensino médio”, proposta que está em discussão por parte do Núcleo Regional de Educação.
De acordo com a técnica pedagógica do Núcleo, Renata Gugelmin Chicoski, em entrevista à Rádio Club FM, o novo ensino médio prevê aumento na carga horária de 800 para 1 mil horas anuais, além a implantação de dois conjuntos de aprendizagem, abrindo possibilidade ao estudante escolher determinadas disciplinas para estudar.
A grade curricular do ensino médio não terá mais o formato utilizado até então em que as disciplinas eram individuais. Agora, os conteúdos serão divididos em áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas.
Ela salienta que nenhuma das disciplinas aplicadas atualmente será retirada da grade curricular, mas pontua que algumas delas podem sofrer reduções em suas cargas horárias.
Dentro das mudanças, está a inserção dos chamados “itinerários formativos”. Eles serão optativos, escolhidos de acordo com a vontade do estudante e da oferta da instituição e serão compostos para se aprofundar nos conhecimentos das áreas de linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional.
Assim, o aluno terá as quatro áreas do conhecimento divididas por ano ou por semestre e poderá escolher uma disciplina extra para se aprofundar em uma das áreas ou na formação técnica e profissional.
O Núcleo Regional e a Secretaria de Estado da Educação já promoveram reuniões com as direções e equipes pedagógicas das instituições de ensino, sendo prevista também uma formação presencial com professores, para explanações a respeito da proposta.
A técnica destaca ainda que está aberta até o dia 8, uma consulta pública sobre o currículo do novo ensino médio. Na plataforma, estão disponíveis os currículos das áreas de conhecimento e explicações sobre como eles foram elaborados. Por meio de um formulário, é possível fazer os apontamentos sobre as propostas curriculares.
Os alunos que ingressarem no 1º ano do ensino médio em 2022, já terão o novo modelo de ensino, que gradativamente será implementado nos demais anos.
Fonte: Portal RBJ
Guilherme Zimermann