COLÉGIO ESTADUAL SEBASTIÃO PARANÁ PARTICIPA DO DESFILE CÍVICO

0
358

O 7 de Setembro oportuniza a reflexão sobre o sentido do patriotismo e o contexto histórico da Independência. A contenda sobre a história da Independência é um bom começo para levantar um amplo debate com os alunos. Precisamos fazer destes eventos uma oportunidade de ensino, pois cantar o hino ou agitar bandeiras não significa ter espírito patriótico, amar a Pátria vai muito além.
O Colégio Estadual Sebastião Paraná, através da comunidade escolar participou ativa e efetivamente do desfile de 7 de Setembro. Foi possível reviver um pouquinho da história de Palmas e também apresentar um pelotão marchando, revivendo o desfile cívico de outrora. O engajamento de todos foi imprescindível para que o CESP pudesse se fazer presente em data tão significativa.
Como o tema do desfile marcou os 140 anos de Palmas, o CESP em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente trabalhou com aspectos relacionados a história de Palmas. O tema apresentado foi o AGRONEGÓCIO – Parceria de sucesso, juntos, foi possível reviver um pouco da história e apresentar a comunidade palmense o ontem e o hoje.
Contando com o total apoio das famílias Araújo e Camargo abriu o desfile com o Tropeirismo.
Dione Araújo Camargo e família prestaram homenagem participando garbosamente deste desfile, relembrando os desbravadores tropeiros que ficaram na historia, tropeando civismo e cambiando querência.

Fazendas

A epopeia da ocupação dos campos de Palmas, no século XIX, teve como protagonista os antigos paulistas que a casco de mula abriram caminhos
ao longo dos quais nasceram fazendas, vilas e cidades, inclusive Palmas que foi o marco português no território disputado com a Argentina.
Os tropeiros que se fixaram nos campos nativos com suas fazendas de criação de gado constituíram as primeiras famílias do Paraná tradicional. Destacáramos nesta data a família Camargo, cujo vulto maior foi Pedro de Sá Camargo, o Visconde de Guarapuava, marco histórico para a formação das fazendas de Palmas e região.
Agronegócio
O agronegócio brasileiro é responsável por grande parte da economia do país. É um campo repleto de oportunidades de investimentos, desenvolvimento e geração de empregos.
O município de Palmas é prospero no ramo, motivo que levou o Colégio Sebastião Paraná e Secretaria de Agricultura a apresentar a erva-mate e a madeira como uma das principais fontes comerciais no município.
Na sequencia, foi apresentado produtos cultivados em Palmas que abrangem o pequeno, médio e grande produtor, valorizando o homem do campo como um dos principais segmentos para a sustentabilidade do país.

Fanfarra


Sonho que se torna realidade. Com o apoio e comprometimento da diretoria da Patrulha Mirim a fanfarra foi reorganizada. Pais, alunos e funcionários foram chamados a participar do CESP.
Agradecimento a todos que participaram ativa e efetivamente. Ao Rodrigo – Instrutor, nossos sinceros agradecimentos, você foi indispensável para o sucesso da fanfarra neste 7 de setembro.

Patrulha Mirim


O projeto Patrulha Mirim, sob a coordenação do soldado Eberton Oliveira, com total apoio da diretoria da Patrulha Mirim e dos pais, cujos filhos
fazem parte do projeto, está crescendo ano a ano. As atividades são desenvolvidas visando sempre à integração aluno x escola x família, objetivando trabalho, valores e responsabilidade, pensando sempre no futuro dos jovens estudantes.

Participação Geral


A palavra: Gratidão expressa o agradecimento da Equipe CESP a todos e a todas que participaram do desfile Alunos do Ensino Regular e EJA – a participação de vocês mostrou a forca da classe estudantil do CESP.
Familiares, professores, funcionários – a escola sem o apoio de vocês não consegue avançar. Participe sempre se faca presente. A forca da escola depende de todos.
Aproveitamos para agradecer a sociedade palmense: para o desfile contamos com a participação de muitas pessoas, as quais colaboraram, emprestaram veículos, equipamentos, materiais, entre outros. Sem vocês seria impossível apresentar o tema e organizar o desfile em marcha.

O sucesso dependeu de cada um.

EQUIPE CESP