Atividades registram o retorno ao 2º semestre/2024 no Colégio Estadual Dom Carlos. Nos dias 22 e 23 de julho, professores, agentes educacionais e equipe gestora retornaram do recesso escolar e participaram ativa e efetivamente do Estudo e Planejamento proposto pela SEED.
O que é Estudo e Planejamento? “Os Dias de Estudo e Planejamento se constituem em momentos de interação, formação e planejamento ofertados pela Secretaria e abrange todos os profissionais que atuam nas instituições da rede pública estadual. Durante esses dias, professores, pedagogos, gestores e profissionais da escola estudam, analisam e discutem sobre temas pertinentes e importantes ao cotidiano escolar, bem como planejam ações com foco a superação das dificuldades pedagógicas observadas e buscam definir estratégias para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná oferta a formação continuada e de qualidade aos seus profissionais e tem como premissa proporcionar práticas que potencializam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem na rede”. (https://professor.escoladigital.pr.gov.br/estudo_planejamento).
Os dias de Estudo e Planejamento estão previstos em calendário escolar e são ofertados semestral e trimestralmente com carga horária específica para cada encontro. O retorno as atividades escolares foi significativo e a equipe Dom Carlos, além de trabalhar com a proposta da SEED, foi contemplada com palestras ministradas por profissionais que instigaram a reflexão de olhar para o aluno estabelecendo uma relação baseada na afetividade.
A equipe Dom Carlos prima pela afetividade na relação professor-aluno e sabe que esta relação traz benefícios para ambos. Contudo, refletir sobre o tema para planejar o 2º semestre foi de suma importância, afirmou a equipe gestora.
Iniciamos a segunda etapa do período letivo e com ele nos preparamos para receber nossos estudantes, proporcionando momentos de aprendizagem, superação das dificuldades e atividades para fortalecer os laços afetivos por entender que a interligação da afetividade e a aprendizagem facilita a ação pedagógica.
As ações para receber os alunos foram realizadas de forma descontraída, afetuosa. Pensamos, executamos e os resultados foram positivos. Segundo Wallon (1999), em sua teoria psicogenética o indivíduo é um ser corpóreo, concreto e deve ser visto como tal, ou seja, seus domínios cognitivos, afetivos e motor fazem parte de um todo, a própria pessoa. Desta forma a criança não pode ser percebida de forma fragmentada.
E assim foi a recepção aos estudantes do Dom Carlos no segundo semestre. A afetividade presente para a retomada das atividades escolares.
Atenção comunidade escolar Dom Carlos – Início do 2º semestre dia 24/07/2024 – SUA PRESENÇA DIÁRIA NO COLÉGIO É INDISPENSÁVEL.
Curso de Formação de Docentes – 2° semestre
Os alunos do Curso de Formação de Docentes retornaram as atividades escolares com o mesmo entusiasmo de sempre. Nos abraços afetuosos foi possível perceber que os colegas estavam com saudades. Embora o período do recesso escolar tenha sido curto, a saudade bateu forte.
Atividades foram realizadas para acolhimento aos alunos e um bate papo com o professor e maestro Gerson Giusti marcaram o reinício do 2° semestre. A direção do colégio agradece ao Maestro do Projeto Coral 200 Vozes do Sudoeste do Paraná pela disponibilidade em conversar com os alunos sobre os relacionamentos afetivos e aspectos da nossa personalidade. Na oportunidade abordou também os cuidados que os futuros professores deverão ter com a voz, que segundo Giusti, “é o instrumento de trabalho do professor”.