O objetivo do processo de ensino e aprendizagem é a formação do aluno, como ele vai ser capacitado, de quais formas a escola pode ajudar em seu processo de desenvolvimento. Nesse encaminhamento, o envolvimento é de todos e assim é no Colégio Estadual Dom Carlos. Quando as atividades pedagógicas são encaminhadas por um professor, os demais colaboram ativa e efetivamente.
No dia 20 de março a professora Luciana Andrade Schneider dos Santos, agregando os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Literatura Infantil envolveu os alunos da 2ª e 3ª série do Curso de Formação de Docentes em atividades que foram além da sala de aula, provocando os alunos a serem protagonistas das histórias propostas. Como protagonistas assumiram o papel do personagem principal de cada história: foram destaque, proativos, tomaram atitudes, fizeram a releitura do texto, enfim, deixaram de ser alunos por um momento e foram os personagens, interpretando com grande responsabilidade cada papel.
Segundo a professora Luciana a Literatura Infantil é uma forma de fazer com que a criança realmente adquira o verdadeiro prazer em ler. Também contribui com a apropriação da linguagem escrita, sobretudo por conta da sua capacidade de tornar possível a assimilação entre som e forma textual. Discorrendo sobre as atividades desenvolvidas com as duas turmas disse: a Literatura Infantil ajuda a criança a entender e lidar com suas emoções, contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, desenvolve a atenção da criança, pois ela fica imersa na história, cria uma conexão com quem está lendo o livro.
A professora, com grande satisfação falou que se surpreendeu com o desempenho dos alunos. Os estudantes criaram os espaços colaborativos e os ambientes das salas de aula foram transformados em cenários que representavam cada história.
PARABÉNS ESTUDANTES DA 2ª e 3ª SÉRIE DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES.
Parabéns professora Luciana pelo engajamento e disponibilidade para com os alunos. Nossos agradecimentos a equipe da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima que participou da contação de histórias. Gratidão aos familiares dos alunos que entenderam a proposta, autorizando seus filhos a virem até o colégio para organizar os espaços temáticos. Escola x Família, juntos em favor da aprendizagem significativa.
No Colégio Estadual Dom Carlos os professores trabalham com os conteúdos e tem a oportunidade de promover uma educação voltada ao lúdico, aliando aulas expositivas e aulas práticas que valorizam os alunos a socializarem seus conhecimentos e criatividade. A interdisciplinaridade é indispensável para uma aprendizagem que vai além da sala de aula.