É importante celebrar a conclusão do Ensino Médio, pois ela representa o fim de mais uma jornada na vida do aluno. Ao concluir a Educação Básica, o estudante começa a se preparar para uma carreira, ingressar no Ensino Superior após definir sua área de atuação profissional.
No último dia 9, alunos das 3ª séries A, B e C do Colégio Estadual Dom Carlos realizaram um sonho: conclusão do Ensino Médio. Agora, seguir em frente, parar jamais. No mesmo dia, os alunos da 4ª série do Curso de Formação de Docentes também concluíram o Ensino Médio.
Qual é a diferença entre o “terceirão” e Formação de Docentes? Os alunos do Ensino Médio deverão agregar a sua formação curso superior para atuar na área profissional escolhida, de acordo com suas especificidades. O Curso de Formação de Docentes faz parte da Educação Profissional, sendo assim, a partir da conclusão do curso, os alunos concluintes podem exercer a missão de professor na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo definido sua profissão: MAGISTÉRIO. A partir de agora, dar sequência aos estudos e definir uma área para ingressar no Ensino Superior.
A festa de encerramento foi belíssima. Alunos, familiares, professores, funcionários, amigos e amores se fizeram presentes no evento para celebrar a conclusão de curso. A equipe gestora sente-se honrada e feliz por tão sublime momento, entendendo que essa cerimônia, assim como todos os rituais que marcam a história de cada um, simboliza a transição de uma fase muito importante da vida acadêmica, seja da Educação Infantil, do Ensino Fundamental para o Médio, do Ensino Médio para o Superior e outros degraus na vida acadêmica: Especializações, Mestrado, Doutorado…
E a felicidade maior culmina pelo fato de, nesta oportunidade, poder agradecer os alunos e familiares que escolheram o Colégio Estadual Dom Carlos para concluir o Ensino Médio. No último dia 9 de dezembro foi momento de comemoração, mas também de reflexão, de reconhecimento e de preparação para novos compromissos, missões e desafios. É um rito que, muito além de nossos interesses pessoais, deve focar nossa consciência de coletividade e interdependência.
E por fim, é necessário agradecer. Contudo, como relacionar todos os alunos? Familiares? Amigos? Funcionários e professores? Colaboradores? Com certeza ocuparíamos algumas páginas desse meio de comunicação para agradecer cada pessoa que colaborou com o sonho dos jovens concluintes do Ensino Médio. Para expressar nossos agradecimentos, uma única palavra: GRATIDÃO!
Foram meses de trabalho. Planejamento, atuações, promoções, ação entre amigos, doações de familiares e amigos, colaboração espontânea. Foi uma verdadeira corrida “contra o tempo”, mas, deu certo.
E nessa corrida o objetivo maior, não só dos alunos do Ensino Médio, mas também de toda comunidade escolar foi o de superar os obstáculos, de vencer um período de pandemia que por dois longos anos limitou significativamente o convívio social e impediu que celebrássemos coletivamente as conquistas.
Desejamos que nossa mensagem de agradecimento alcance todas as pessoas que ouviram o chamado dos nossos jovens e colaboraram. Agradecemos os professores que se empenharam, as famílias que estiveram presentes, os funcionários que estão sempre prontos a cooperar e a sociedade palmense que está sempre disposta a colaborar. Sem dúvida alguma podemos afirmar: o palmense é GARRIDO, quando chamado, a palavra de ordem é: PRESENTE.
Aos concluintes, encerramos com a frase de Thiago de Mello:
“Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.”
Um Feliz e Santo Natal. Que o Ano Novo venha repleto de realizações.
Equipe Diretiva do Colégio Estadual Dom Carlos