COLÉGIO ESTADUAL DOM CARLOS – APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

0
38

ALUNO PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM

Quando nos referimos a aprendizagem significativa, estamos nos referindo ao processo de aprendizagem que relaciona novos conhecimentos com conhecimentos prévios do aluno. Essa interação ajuda a construir significado e a compreender os conceitos de forma mais profunda.
As ações pedagógicas no Colégio Estadual Dom Carlos oportunizam ao aluno ser protagonista da sua própria história, mas, o que é ser protagonista? O aluno protagonista é sujeito da sua própria aprendizagem: é ele que, através do apoio do professor, vai construir suas experiências e sentimentos de mundo, de inserção na realidade. Nessa perspectiva, os professores do Dom Carlos desenvolvem atividades que vão além da sala de aula, tornando a aprendizagem significativa, oportunizando os alunos a colocarem a “mão na massa”.
E foi assim que um tema de suma importância foi desenvolvido pelas professoras Jerci, Vanir, Olivete e pela pedagoga Berenice no Colégio Estadual Dom Carlos. Cumprindo normatização da SEED no que se refere a implementação no Curso Formadores em Ação, foi trabalhado sobre a INCLUSÃO em sala de aula e no ambiente escolar.
Quais foram os objetivos a serem alcançados?
– Propiciar um ambiente acolhedor, respeitoso e livre de preconceitos;
– Motivar os estudantes a cooperarem uns com os outros;
– Cientificar os estudantes sobre as diferenças envolvendo a diversidade.
As professoras elaboraram o projeto e aplicaram, envolvendo os alunos do período integral (6º, 7º e 8º anos). Os resultados foram positivos, resultando num CLIMA ESCOLAR de amizade, companheirismo, acolhimento e compreensão sobre as diferenças. Os alunos entenderam que somos todos diferentes e cada um tem a sua especificidade, ou seja, cada pessoa tem um jeito diferente de ser e cada aluno aprende no seu tempo. As professoras proponentes, equipe gestora e diretiva consideraram o trabalho oportuno, trazendo para a classe estudantil a reflexão de que o respeito pelo outro é fundamental e indispensável.

O projeto contou com a participação do Cau Sendeski com a música: “Valeu Amigo”. Cau Sendeski é aluno da Escola de Música Sonar. O professor Adimorvan Piccolo mediou a participação do Cau. Os alunos se empolgaram e cantaram juntos ao som de palmas e grande animação. Participaram também do encerramento do projeto as alunas Janaine e Fernanda do curso de Formação de Docentes. As alunas colaboraram no encerramento para auxiliar com músicas que motivaram a amizade, integração e inclusão escolar. Ao término da atividade os alunos escreveram uma palavra sobre INCLUSÃO e os Post-it foram fixados nos painéis, na sequência, os alunos receberam seus trabalhos para colarem no caderno e foram agraciados com um lanche especial e um pirulito. A diretora, professora Karine fez uma fala reforçando a importância do CLIMA ESCOLAR e reforçou os quesitos trabalhados diariamente no colégio: amizade, companheirismo, respeito, entre outros.