CIÚME E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O RELACIONAMENTO ABUSIVO

0
20

Quando o ciúme passa as barreiras do aceitável e passa a contribuir com o relacionamento abusivo, a frase não é meu (a) não é de mais ninguém isso passa a ser perigoso.
Mas qual diferença entre ciúme e ciúme patológico

Quando o ciúme passa a ser doença?
O ciúme pode ser considerado patológico quando ultrapassa a barreira da boa convivência. Quando fatos e acontecimentos deixam o indivíduo mais preocupado e até mesmo paranoico,
Normalmente, pessoas com ciúme patológico apresentam:
· Exclusividade no relacionamento: um dos parceiros considera que ele ou ela tem o outro indivíduo como uma propriedade exclusiva, e que esta propriedade é uma necessidade para preservar o relacionamento.
· Opinião autoritária: eles se recusam a mudar de opinião mesmo quando confrontados com informações contraditórias e tendem a acusar seu parceiro de infidelidade com vários indivíduos.
· Necessidade de controle: necessidade de controlar tudo, saber de tudo, querer dominar tudo que o parceiro faz ou vive, não deixando espaço para sua vida pessoal, desejos e afinidades.

O que gera o ciúme excessivo? O ciúme se caracteriza pelo medo de perder alguém amado, que você julga seu, para outra pessoa. Em parte, o ciúme é algo normal quando se está ao lado de quem se gosta, pois há vários esforços e inseguranças no sentido de fazer com que o relacionamento seja garantido.

E o que isso pode ser prejudicial na relação aonde isso pode vir a ser tóxico, quando o parceiro quebra as barreiras do respeito agredindo, coagindo, manipulando praticando assim a violência doméstica de fato.

É importante que você fique atenta aos sinais , muitas vezes eles são claros na nossa vida porém devido ao apego emocional não conseguimos enxergar..

TODA RELAÇÃO ABUSIVA TORNA SE UMA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

PREVENIR E SABER SAIR DE CICLOS DE VIOLÊNCIA SEMPRE SERA O MELHOR CAMINHO , A QUALQUER INDÍCIO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DENUNCIE.