Após mais de sete meses, o município de Coronel Domingos Soares registrou, no último sábado (02), três casos ativos de coronavírus, totalizando 2.509 confirmações desde o início da então pandemia da doença, em 2020. O último boletim atualizado havia sido publicado em 27 de janeiro deste ano. Ao todo, até o momento, foram 22 óbitos relacionados à Covid-19 e não há nenhum caso suspeito ou em observação.
A publicação do boletim atualizado reacendeu o alerta nas autoridades sanitárias e na população, que já está acostumada a não mais utilizar máscaras de proteção facial ou a não fazer aglomerações em festas e eventos sociais. Conforme a enfermeira coordenadora do setor de Epidemiologia do Departamento Municipal de Saúde, Lauana Gottems Del Sent, o setor está monitorando os casos confirmados e fazendo a acompanhamento diário dos sintomas. Quanto às ações de responsabilidade da população, ela destaca a importância da vacina e do uso de máscara. “Primeiramente a realização da vacina para prevenir, depois o uso de máscara para qualquer sintoma, antes mesmo de confirmar o caso, e evitar o contato com pessoas gripadas e com sintomas suspeitos”, enfatizou.
Para a diretora do Departamento de Saúde, Marly Bevilacqua Maito, mesmo havendo poucos casos confirmados no município, é importante tomar os devidos cuidados, para que os números não aumentem e Coronel Domingos Soares volte a ter restrições. “O coronavírus nunca deixou de existir, não acabou, como muita gente pensava; o que acontece é que, graças à vacinação, os casos diminuíram e até acabaram em nosso município. Hoje, por causa da vacina, os sintomas são mais leves, mas, mesmo assim, é necessário que todos nós sigamos as recomendações e nos cuidemos. Já vimos os danos que essa doença pode causar e não queremos mais isso”, disse a gestora, pedindo à população que mantenha os cuidados.
A recomendação é continuar lavando as mãos com água e sabão e, se necessário, higienizando-a com álcool em gel e, no caso de sintomas gripais, usar máscaras e evitar aglomerações, mantendo o distanciamento social.
Fonte: comunicacao@pmcds.pr.gov.br