Com o número de casos de Dengue crescendo consideravelmente em todo o Paraná, o Município de Coronel Domingos Soares tem intensificado os trabalhos de prevenção, orientação e fiscalização de locais com probabilidade de ocorrência de larvas e mosquitos.
Nas últimas semanas, várias pessoas procuraram a Unidade Básica de Saúde da sede para coleta de sangue e realização de exames, com suspeita do vírus. Dia 05 de maio houve a primeira confirmação de um caso de Dengue no município, acendendo o alerta dos profissionais de saúde e de toda a população. De acordo com a enfermeira Ameriane Cortes, o início dos sintomas do paciente foi em 28 de março, quando foi encaminhada a coleta para o Lacen - Laboratório Central do Estado do Paraná.
No entanto, nesta segunda-feira, 09, foi confirmado o segundo caso. Segundo os setores de Vigilância em Saúde e de Epidemiologia do Departamento Municipal de Saúde, o primeiro caso se trata de morador da área rural, e a doença não foi contraída em Coronel Domingos Soares, pois o paciente viajou para região endêmica dias antes de apresentar os sintomas. Já este último se trata de morador da cidade.
"A orientação é que a população redobre os cuidados, não deixe locais onde possa acumular água; o mosquito se reproduz em ambientes com água limpa, com pouca matéria orgânica", pede o coordenador da Vigilância Sanitária, Antônio Augusto França, ressaltando que são feitas coletas de amostras de larvas em pontos estratégicos a cada 15 dias.
A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:
Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Deixar as lixeiras bem tampadas.
Colocar areia nos pratos de plantas.
Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
Limpar as calhas.
Cobrir piscinas.
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Limpar a bandeja externa da geladeira.
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Cobrir bem a cisterna.
Cobrir bem todos os reservatórios de água.
A limpeza não se restringe só às residências. É importante ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros locais frequentados diariamente.
Para reforçar a prevenção, algumas medidas podem ser tomadas no cuidado pessoal e com a família:
Utilize repelente.
Cubra a maior parte do corpo com roupas claras quando possível.
Coloque telas em janelas e portas.
O mosquito possui hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante reforçar a atenção nesse período.
Mas atenção: o mosquito é oportunista e pode picar à noite também.
Fonte: Comunicação CDS