Conscientização e alerta sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes fizeram parte das atividades
A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de CDS, o Conselho Tutelar, o CRAS e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente realizaram, no dia 18 de maio, uma caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, como parte das campanhas Faça Bonito e Maio Laranja.
Concentrados em frente ao paço municipal, estudantes, conselheiros tutelares, representantes de entidades religiosas e servidores públicos ouviram a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, psicóloga Eva Aparecida Schramm, a procuradora municipal, Dra. Neyva Carvalho, e a diretora do Departamento Municipal de Ação Social, Angélica Graeff Catapan, falarem sobre a importância de observar, contar e denunciar casos de abuso e/ou exploração sexual, seja pessoalmente no Conselho Tutelar, no CRAS, ou através de canais como o Disque 100 ou o 181.
Em seguida, com cartazes e faixas todos caminharam até o Colégio Estadual Santa Catarina numa grande mobilização pela defesa e proteção das crianças e dos adolescentes.
Durante a manhã uma equipe percorreu as escolas, conversando com alunos e professores acerca deste tema de elevada importância.
Caracteriza-se como abuso sexual “o ato praticado pela pessoa que usa uma criança ou um adolescente para satisfazer seu desejo sexual, ou seja, é qualquer jogo ou relação sexual, ou mesmo ação de natureza erótica, destinada a buscar o prazer sexual com uma criança ou adolescente.”
Exploração Sexual “pode ser o incentivo à prostituição, à escravidão sexual, ao turismo sexual e à pornografia infantil.”
Maio Laranja: proteger nossas crianças é proteger nosso futuro.
Fonte: comunicacao@pmcds.pr.gov.br