Em 1955, no Rio de janeiro, o comércio sentiu necessidade de vender suas mercadorias num prazo mais longo, pois, assim, exigiam seus compradores/clientes/consumidores. Esse foi o motivo principal de buscarem alternativas de concessão de prazo, mas, era necessário que essas vendas, a um prazo maior, tivessem, também, a garantia do pagamento das mercadorias vendidas.
Para atender a essas necessidades e para proteger, orientar e defender os direitos dos lojistas, um grupo de comerciantes, reuniu-se para discutir como fazê-lo, e, após algumas discussões e ponderações, entendeu-se que o melhor caminho era criar um clube; mais tarde esse clube foi chamado de “Clube dos Diretores Lojistas.”
Nessa primeira reunião de lojistas ficou decidido que cada um que estava se associando ao grupo, levaria ao conhecimento do clube os nomes de seus clientes inadimplentes, informando ainda os valores, a data da compra e seu endereço.
Da mesma forma o clube estaria à disposição de seus associados para informar o lojista vendedor se seu cliente estava ou não inadimplente com alguém associado ao clube, ficando proibida a venda aos compradores em débito com qualquer um dos associados (tivesse o nome sujo), sem que antes fosse quitar sua dívida (limpasse o nome), readquirindo, então, seu credito.
Assim, o recém formado clube, não só atendeu as necessidades de seus associados como despertou a curiosidade dos demais comerciantes que a cada instante procuravam para se associarem.
As notícias da boa nova correram, também, para as cidades vizinhas, querendo todos criarem seu clube de informações de crédito; logo espalhou-se primeiramente a partir das grandes cidades e posteriormente, para todo território nacional.
Estamos, nessa semana, falando de Clube dos Diretores Lojistas, porque, nesse sábado último, em Catanduvas, patrocinada pelo CDL Local, realizou-se uma belíssima festa, com um saboroso e muito bem servido jantar, com eloquentes pronunciamentos oficiais, como os do Sr. Prefeito Municipal e do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vereadores.
O Presidente da Entidade, Sr. Rosinei Crespim Tiepo se pronunciou fazendo uma clara e didática exposição sobre a premiação que será sorteada ao final do ano e de como funcionará a promoção que beneficiará e premiará os consumidores que irão comprar no comércio local tendo como primeiro prêmio um automóvel.
Ao mesmo tempo foram anunciados os Patrocinadores, iniciando pelos “Master”, estando a Sicoob Valcredi Sul entre eles, e todos os demais patrocinadores que compõem a sustentação financeira desse incentivo que premiará o consumidor local.
A Sicoob Valcredi Sul incentiva o consumidor a comprar em sua cidade obtendo com isso inúmeras vantagens, entre elas: ter um atendimento diferenciado e personalizado sendo tratado pelo nome, como alguém de casa; o dinheiro da compra fica em sua cidade podendo retornar a suas mãos; você não gasta com viagens, corre menos riscos; é mais fácil a troca da mercadoria caso esteja com defeito ou com tamanhos errados; por sua vez o comerciante pode diferenciar o preço tornando-o mais barato a seu cliente conhecido e tendo em vista que seu aluguel é mais barato, seu funcionário não depende de ônibus para se deslocar até a loja, não os incômodos de trânsito e leis como nas grandes cidades, atende a qualquer hora, é amigo de seu cliente e a relação entre ambos é de confiança mútua etc. São inúmeras as vantagens de comprar na sua cidade e nessa temporada de campanhas antes natal você, ainda, ganha cupons para concorrer a um carro zero quilômetro… Isso não basta?…
Está de parabéns o Clube dos Diretores Lojistas de Catanduvas pela brilhante iniciativa de seus Diretores e pela grande e franca aceitação de seus associados.
Sicoob Valcredi Sul 100% comunidade;
Sicoob Valcredi Sul 100% do bem.
Fonte: Antonio Abilio Mantovani