Capela Nossa Senhora de Fátima, de Cel. Domingos Soares, realiza reunião com bispo diocesano

0
106

Na pauta, a acolhida de um diácono permanente e a elevação da capela à paróquia.

 A comunidade católica de Coronel Domingos Soares está buscando realizar o sonho da instituição da paróquia. Atualmente, a capela Nossa Senhora de Fátima, matriz do município, bem como as demais capelas do interior, pertencem à paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Lagoão, de Palmas, atendida hoje pela congregação dos sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.

        Por isso, na noite da última quinta-feira, 24, foi realizada uma importante reunião na matriz domingosoarense, com a presença do bispo diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl, do ecônomo da diocese, padre Sérgio Algeri Filho, e do pároco, padre Renato Vicente Pohl, com significativa participação de representantes de pastorais e conselhos da comunidade. A pauta do encontro foi comunicar aos fiéis a vinda de um diácono permanente para Coronel Domingos Soares no próximo mês de maio, o qual deverá ficar na capela até o fim deste ano. Na Igreja Católica, o diácono permanente é um homem casado, indicado pela comunidade a que pertence, que recebe o primeiro grau do sacramento da Ordem, podendo celebrar batizados, cultos da Palavra, assistir casamentos, dar bênçãos e fazer visitas a enfermos, por exemplo. Diácono Alfredo Bruhmuller e sua esposa são da diocese de Joinville.
   Outro assunto abordado na reunião foi a possível elevação da capela Nossa Senhora de Fátima à condição de paróquia, tornando-se, assim, autônoma e desmembrada da paróquia palmense. Padre Sérgio explicou a hierarquia da Igreja Católica, para que os fiéis presentes compreendessem a diferença entre uma paróquia e uma capela, e falou da parte econômica e financeira para manutenção de uma instituição juridicamente independente, destacando a importância da conscientização sobre a devolução do dízimo. Despesas mensais, estrutura mínima obrigatória, entre outras questões também foram expostas pelo ecônomo.

         Coronel Domingos Soares tem, hoje, vinte e uma capelas ativas, superando o número de capelas atendidas pela paróquia Nossa Senhora Aparecida em Palmas. Sendo isso de conhecimento da comunidade, a maioria dos fiéis se manifestou favorável à instituição da paróquia domingosoarense, ressaltando que, mesmo sabendo das possíveis dificuldades, há possibilidade, sim, de concretização deste desejo.

        Dom Edgar explicou que a decisão não seria tomada nesta primeira reunião, sendo necessários outros encontros, o levantamento de informações importantes e o amadurecimento da ideia junto à comunidade católica domingosoarense. “Nós faremos outra reunião nos próximos meses para tratar desse e de outros assuntos”, garantiu o bispo.

        Desejada há mais de uma década, a comunidade católica domingosoarense dá um importante passo para a concretização deste sonho, que vai ao encontro dos anseios dos fiéis que, além do Município desmembrado de Palmas, também poderão ter sua igreja particular efetivamente formalizada.

Por Diego Argenta