Campeã do mundo aos oito anos, fera do BMX colombiano sonha com medalha em Paris 2024

0
73

Quem vê Nicole Foronda de longe pode imaginar que se trata apenas de mais uma menina franzina brincando com sua bicicleta. A realidade é bem diferente: campeã mundial aos oito anos, a jovem atleta colombiana é uma das maiores promessas do ciclismo BMX e trabalha duro para repetir – ou melhor, superar – os feitos de Mariana Pajón, grande nome da modalidade em seu país.

Pajón, medalha de ouro nos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016, é a grande inspiração de Nicole. Aos 11 anos, a aspirante a atleta olímpica troca mensagens com frequência com a campeã e adota estratégias ousadas nas competições, como disputar provas entre meninas mais velhas, para se desafiar.

Desde o primeiro grande título, o ouro na Copa do Mundo de BMX 2015, em Heusden-Zolder, na Bélgica, Nicole tem frequentado o pódio de eventos internacionais com frequência. Conquistou a prata no Campeonato Mundial de BMX 2016, em Medellín, e repetiu a dose em Baku 2018. A curto prazo, seu próximo objetivo é o lugar mais alto do pódio no Mundial de 2019, que será disputado em julho, novamente na Bélgica. Mas Nicole já mira bem mais longe: mais precisamente, em Paris 2024.

Fonte: Globo Esporte