O que é colágeno e a partir de que idade começa a diminuir sua capacidade de produção
O colágeno é uma proteína presente no corpo em diversas estruturas como pele, músculos, ossos e articulações. Seu principal papel na pele está na manutenção da firmeza e da elasticidade.
A produção de colágeno atinge seu pico por volta dos 25-30 anos e, a partir de então, começa a diminuir naturalmente cerca de 1% ao ano. Este é um processo normal do envelhecimento e acontece com todos nós.
Podemos perceber na pele essa mudança, com o surgimento dos primeiros sinais de flacidez, linhas finas, rugas, ressecamento, opacidade e sensação de “derretimento” das estruturas da face.
Fatores como exposição solar, poluição, tabagismo e alimentação inadequada também podem acelerar esse processo.
Como nosso corpo produz colágeno?
Nosso corpo produz colágeno através da combinação de diversos aminoácidos, alguns produzidos internamente e outros obtidos através dos alimentos que consumimos.
Como favorecer a produção de colágeno?
1. Mantenha um estilo de vida saudável
Evitar o tabagismo, o consumo excessivo de açúcar, gerenciar o estresse e manter boas noites de sono ajudam a desacelerar o processo de envelhecimento e de degradação do colágeno.
2. Estimule a produção de colágeno com tratamentos específicos
O colágeno que compõe as estruturas da pele é formado localmente – ou seja, nada adianta uma dieta rica em aminoácidos ou suplementação de colágeno se a sua produção estiver desacelerada.
No que diz respeito à pele, há inúmeras abordagens possíveis para estimular novamente a produção local de colágeno, desde tratamentos injetáveis com os bioestimuladores até o uso de tecnologias, como lasers e ultrassom microfocado.
Estes tratamentos promovem uma resposta inflamatória na pele, resultando em estímulo dos fibroblastos, que são as células produtoras de colágeno.
Os resultados deste tipo de tratamento não envolvem aumento de volume ou mudanças radicais. É indicado para aqueles que querem gerenciar seu envelhecimento e obter uma pele saudável com resultados naturais.
Consultar um dermatologista de confiança para traçar um plano de tratamento personalizado é o primeiro passo para aproveitar ao máximo essas soluções e manter uma pele radiante e rejuvenescida.
Dra. Glauce Yumi Nozaki
Médica Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Clínica Dermarium
Telefone: (46) 3262-3863
Rua Augusto Guimarães 1074 Sala 103 – Palmas – Paraná